Dia Mundial do Coração foi comemorado com atividades na praça central e em Unidades de Saúde

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira preparou diversas atividades e serviços para comemorar o Dia Mundial do Coração, na última sexta-feira (29/09). Um dos locais que recebeu eventos foi a praça Cornélio Procópio (central), no período da manhã.

O prefeito Rômulo Rippa e a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli, estiveram presentes e puderam conferir a programação preparada, que incluía serviço de aferição de pressão arterial, atividades físicas, zumba, orientações de fisioterapia e nutricionista. Também foram distribuídos folhetos com os “10 Mandamentos do Coração”, ou seja, dicas para melhorar a saúde e prevenir cardiopatias.

Na praça as atividades contaram com o apoio de empresas e parceiros, como a Oxiporto, Sonho Meu Decoração, Natufarma, Paula Cougo e Luiz Antônio Duz.

Unidades de Saúde dos bairros também realizaram atividades de prevenção e orientações. Na UBS Antônio Gallo (Jardim Porto Bello), por exemplo, até uma caminhada pelo bairro foi realizada para chamar a atenção para as doenças do coração, que vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a entidade, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC. A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes. Essas doenças são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas.