Dia Mundial do Coração terá atividades e serviços de saúde na praça central
Dia Mundial do Coração - Seu amigo do peito merece atenção!

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira preparou diversas atividades e serviços para comemorar o Dia Mundial do Coração, na próxima sexta-feira (29/09), das 9 às 11 horas, na praça Cornélio Procópio (central).

A programação inclui serviço de aferição de pressão arterial, atividades físicas, zumba, orientações de fisioterapia e nutricionista. Também serão distribuídos folhetos com os “10 Mandamentos do Coração”, ou seja, dicas para melhorar a saúde e prevenir cardiopatias.

As doenças do coração vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil são 300 mil. No Dia Mundial do Coração, lembrado em 29 de setembro, pouco se pode comemorar pelos avanços no combate aos problemas cardiovasculares, que ostentam há tempos a primeira posição entre as doenças que mais matam no país. Ainda que especialistas salientem a importância do controle do colesterol, da hipertensão e da necessidade de manter atividades físicas regulares para afastar os riscos de infarto, a maior parte dos brasileiros negligencia esses aspectos da saúde.

Segundo a OMS, 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Pressão alta, diabetes e colesterol altos, obstrução das artérias e dos vasos e a insuficiência cardíaca são alguns dos fatores de risco que devem ser tratados para evitar episódios de infarto ou AVC. A consulta regular ao médico e os exames de rotina são importantes para diagnosticar esses problemas o quanto antes. Essas doenças são silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas.

Confira os “10 Mandamentos do Coração”:

  1. Controle seu peso, diga não à obesidade;
  2. Consulte o seu médico periodicamente;
  3. Monitore sua pressão arterial com frequência;
  4. Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos;
  5. Não fume;
  6. Diga não ao sedentarismo, pratique atividades físicas;
  7. Faça exames regularmente;
  8. Escolha bem os alimentos que você irá consumir;
  9. Evite o estresse;
  10. Ame a vida e o seu coração.