Entrega do Plano Diretor de Turismo terá eventos na Câmara e na Avenida do Comércio

A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fará no próximo sábado (07/10) a entrega do Plano Diretor de Turismo 2017. A programação conta com eventos na Câmara Municipal e na Avenida do Comércio.

De acordo com o programa, às 10 horas as autoridades locais farão a recepção ao deputado estadual João Caramez (PSDB). Ele será o responsável por apresentar o projeto de lei que busca transformar Porto Ferreira em Município de Interesse Turístico (MIT) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Plano Diretor de Turismo é parte integrante deste projeto.

Às 10h30 está marcada a solenidade de entrega do Plano, no recinto da Câmara Municipal. Em seguida, às 11h30, haverá uma caminhada pelo Circuito da Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, reunindo autoridades e empresários, na região da Avenida do Comércio, no Jardim Santa Marta.

Os eventos têm o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Sindicer (Sindicato das Cerâmicas).

Município de Interesse Turístico (MIT)

Ser classificado como MIT permite ao município receber repasses anuais de recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 550 mil, para o incremento do turismo. No caso de Porto Ferreira, o foco é o turismo de negócios, devido ao arranjo produtivo local do setor de cerâmica artística e decoração.

Em abril de 2015 o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei que prevê a criação de 140 MITs no Estado. Vários municípios começaram a se preparar para concorrer a uma das vagas. Em maio deste ano, os primeiros 20 foram anunciados.

Porto Ferreira também iniciou, no atual Governo Municipal, o processo para pleitear o posto de MIT. Um dos primeiros requisitos para isso foi a criação de um Plano Diretor de Turismo, que foi aprovado pela Câmara Municipal (lei complementar 177/2017).

Agora, o deputado estadual João Caramez fará a elaboração do projeto de lei que pode transformar Porto Ferreira em MIT, de acordo com o regimento da Alesp. Caramez possui forte atuação no setor de turismo junto ao Governo do Estado.