Fique atento: veja o cronograma do caminhão cata-galho para esta semana

O Departamento de Obras e Serviços Municipais da Prefeitura, responsável pela Divisão de Limpeza Pública, divulgou hoje (13/03) o cronograma para a passagem do caminhão cata-galho pelos bairros da cidade nesta semana.

De hoje até sexta-feira o caminhão vai percorrer os bairros Jardim Primavera, Vila Daniel, Vila Nova e Centro.

Estes bairros já foram percorridos na semana passada. Mas, devido ao grande volume de material depositado, será feita uma nova passagem do caminhão nos próximos dias.

Ainda na semana passada, no sábado (11/03), foi feito um serviço de limpeza no Recreio Aeroporto (Tio Chico), na avenida Mariano Procópio (foto). A previsão era realizar também o cata-galho no bairro e no Parque dos Laranjais, que fica ao lado. Porém, não houve tempo hábil devido, pois o serviço de limpeza tomou todo o dia.

Como funciona

Este caminhão vai receber materiais provenientes de podas de árvores, com o objetivo de depositá-los em local adequado, para reciclagem, reserva ou aterramento, evitando assim o despejo em locais irregulares. Além disso, também visa manter as vias públicas e calçadas limpas para o trânsito de veículos e pessoas.

É importante destacar que o caminhão cata-galho não realiza coleta de resíduos orgânicos, restos de limpeza e capinação de terrenos, nem resíduos volumosos de construção e demolição, como entulhos, ou mesmo móveis e eletrodomésticos descartados por seus proprietários. A destinação correta desses materiais é de responsabilidade do morador. Lembrando, por exemplo, que é proibida a queima de material.

Caso haja alguma mudança na programação, esta será devidamente divulgada. Se o serviço nos bairros citados termine antes da sexta-feira, serão divulgados os novos bairros/locais. A intenção é realizar uma força-tarefa no início e, posteriormente, divulgar um calendário permanente.

A Prefeitura de Porto Ferreira solicita aos moradores que realizem o depósito dos materiais em frente seus imóveis nos dias previamente estabelecidos, a fim de colaborar com o serviço e com a limpeza pública.