Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premia 260 alunos de Porto Ferreira

Entre os dias 20 e 24 de novembro 260 alunos de escolas públicas e do Sesi de Porto Ferreira foram premiados com medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

O objetivo da OBA, de acordo com João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador nacional do evento, é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”.

Em 20 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas. Além de ter crescido, a OBA se multiplicou. Dentro da olimpíada foi criada a Mostra Brasileira de Foguetes, a Mobfog, que tem cerca de 90 mil participantes por ano lançando seus foguetes aos céus do Brasil.

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018.

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). São promovidos, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs), entre 10 e 12 por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja abaixo a relação de escolas ferreirenses premiadas e a quantidade de alunos medalhistas:

- Emef Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia): 6 alunos.

- Emef Professora Noraide Mariano (Jardim Primavera): 9 alunos.

- Emef do Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência): 40 alunos.

- Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água): 39 alunos.

- EE Dr. Djalma Forjaz (Centro): um aluno.

- Centro Educacional Sesi (Parque José Gomes): 8 alunos.

- Emef Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor): 12 alunos.

- Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello): 67 alunos.

- Emef Professor José Gonso (Jardim Aeroporto): 9 alunos.

- Emef Wladimir Salzano (Vila Maria): 19 alunos.

- Emef Sud Mennucci (Centro): 33 alunos.

- EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro): 17 alunos.