Professores regulamentados garantem segurança aos alunos nos projetos esportivos da Prefeitura

Para se ministrar aulas de Educação Física ou de qualquer modalidade esportiva o professor deve ser graduado em Educação Física e ter registro no Conselho de Educação Física. Atendendo a estes preceitos legais, a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira não apoia e nem incentiva projetos esportivos que não sejam acompanhados por profissional devidamente regulamentado para a prática.

Além de cumprir a lei, a atuação de profissionais formados também zela pela segurança de alunos e atletas. A obrigatoriedade de se ter o profissional foi uma luta conquistada pela classe já há alguns anos, em decorrência da importância de uma boa formação para se atuar na área.

O esporte é inteiramente ligado à educação e à saúde. Portanto, o professor deve deter conhecimentos básicos de Pedagogia, Didática, Anatomia, Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Biomecânica, entre muitas outras ciências que são fundamentais para lidar com o ser humano.

Somente dessa forma é possível utilizar o esporte como uma ferramenta de transformação social, seja como prevenção de problemas de saúde, seja como ajuda constante na formação de jovens, não somente como atletas, mas como cidadãos.

Em Porto Ferreira, porém, têm ocorrido diversas ações esportivas realizadas por pessoas que não possuem a devida formação. Isto coloca crianças e jovens em constantes perigos, muitas vezes não percebidos em curto prazo, mas que podem gerar traumas físicos, sociais e psicológicos no decorrer do tempo. Além disso, essas pessoas estão cometendo o crime de exercício ilegal da profissão e podem ser penalizadas.

Afora não apoiar essa prática, a Administração Pública cumpre seu dever de informar as pessoas que apoiam, no sentido de que possam entender a problemática e colaborar com a Secretaria de Esportes e Lazer do Município para combater esse tipo de ação.

O Conselho Regional de Educação Física (Cref) é a entidade responsável pela fiscalização destas ações ilegais, e todos podem ajudar informando ou denunciando diretamente no site: http://www.crefsp.gov.br/orientacao-e-fiscalizacao/denuncie/
A Secretaria de Esportes e Lazer luta para que o esporte cresça cada vez mais em Porto Ferreira. Mas, acima de tudo, que isso seja feito de acordo com a lei.