Veja como doar parte de seu Imposto de Renda aos fundos da criança e adolescente ou idoso

Que tal pensar em direcionar parte do seu Imposto de Renda para os fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente e do Idoso?

Para reduzir o imposto devido e apurado na declaração do Imposto de Renda deste ano, as doações devem ser realizadas diretamente para o Fundo da Criança, Adolescente e Idoso, podendo o doador escolher o Fundo a ser beneficiado.

Como fazer?

Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos de seu Imposto de Renda para os projetos sociais aprovados. É simples, veja como:

1. O depósito é feito junto ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência e/ou Fundo Municipal do idoso na modalidade de doação casada.

Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 31 de dezembro), a pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real.

Cabe ao contribuinte avaliar o melhor momento de realizar a doação. Caso possua segurança e uma estimativa confiável do quanto vai pagar de imposto, é recomendável realizar as doações dentro do próprio ano-base, assegurando a dedução de 6%.

Se houver incerteza, é prudente esperar a apuração definitiva do IRPF e calcular o quanto pode ser destinado ao Fundo da Infância e da Adolescência e do Idoso, lembrando que o limite de dedução neste caso fica reduzido para 3% do imposto devido.

Nota: para as pessoas jurídicas, a doação não pode ser deduzida como despesa operacional.

2. No caso das pessoas físicas, que têm imposto retido na fonte, também é possível realizar a doação para posterior devolução de parte do imposto aplicado em incentivo. Neste caso, requer-se que a opção da declaração seja a completa.

3. No caso das pessoas jurídicas, a dedução do Imposto de Renda só pode ocorrer para aquelas tributadas pelo lucro real.

Como contribuir com os fundos?

Acesse o site da Prefeitura (www.portoferreira.sp.gov.br). No menu superior, clique em CIDADÃOS ou EMPRESAS. Na página seguinte, clique em DOAÇÕES. E, por último, clique em: FAÇA SUA DOAÇÃO! CLIQUE AQUI, SEJA SOLIDÁRIO.

No formulário, selecione o Fundo para o qual deseja contribuir, preencha todo o formulário e clique em CONFIRMAR. Verifique se os dados estão corretos e clique em CONFIRMAR novamente.

Na tela seguinte, clique em IMPRIMIR BOLETO.

Agora é só realizar o pagamento e com isso contribuir com as crianças e idosos de sua cidade.