Mamamóvel realiza 400 exames de prevenção ao câncer de mama no Parque Linear
11/09/2024
0 ComentáriosVeículo equipado atende a mulheres que tiveram agendamento feito nas Unidades de Saúde do município
Desde segunda-feira (09/09) o Mamamóvel está instalado no Parque Linear Dorival Braga, no Centro de Porto Ferreira, para realizar gratuitamente exames de mamografias. A unidade deve ficar até sábado (14/09) no local para realizar os atendimentos.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram agendados 400 exames de mamografia pelas Unidades de Saúde do município. A iniciativa recebeu recursos de emenda parlamentar da Câmara Municipal.
O Mamamóvel (unidade móvel do Instituto da Mama) é um veículo, especialmente adaptado, que percorre os municípios para facilitar o acesso à mamografia. Equipada com mamógrafo, processador de exames e consultório, a unidade móvel é certificada pera realizar os exames.
Prevenção é fundamental
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma – afeta 57 mil mulheres por ano no Brasil. A doença representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano.
Caso seja identificado em fase inicial, o tumor pode ser curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. Para prevenir a doença, a mamografia é considerada um dos procedimentos mais eficazes na detecção precoce do câncer de mama.
A mamografia é um exame indispensável para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama. Ela é um raio-x que produz imagens de alta qualidade das mamas, que ajudam o médico a identificar tumores que ainda estão pequenos demais para serem sentidos durante o exame de toque.
Quando você faz a mamografia como parte dos exames de rotina, ela é chamada de mamografia de rastreio. Nesse caso, o seu médico usa os resultados da primeira mamografia para comparar com os resultados dos seus exames seguintes, e assim, ele consegue ter uma visão mais completa e um histórico das alterações nos seus seios.
Mas, se você percebeu alguma alteração nos seus seios, como caroços, dores, secreções ou alterações no tamanho das mamas, você deve agendar uma consulta com seu ginecologista. Se ele achar necessário, você será encaminhada para uma mamografia de diagnóstico.
Embora seja chamada de mamografia de diagnóstico, é o mesmo exame. Mas, nesse caso, o objetivo é investigar o que pode estar causando as alterações. Mas para que o câncer de mama seja diagnosticado de fato, você também deve fazer uma biopsia no caso de ser detectado algo fora do comum, pois a mamografia não é suficiente para identificar a doença.
Aumento das chances de cura do câncer
A eficiência da mamografia para descobrir alterações que podem ser um câncer de mama depende de vários fatores, como: tamanho do tumor, densidade do tecido da mama, habilidade do radiologista e a leitura dos resultados pelo médico.
Mas, mesmo assim, o exame é uma das melhores formas de chegar a um diagnóstico precoce para o câncer de mama. E quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, maiores são as chances de curá-lo.
No caso de ser identificado algum tumor na mamografia, ainda é necessário fazer uma biópsia para descobrir se ele é benigno ou maligno, ou seja, se é um câncer ou não. Mas, se tiver que fazer uma biópsia, não se desespere! Ela não significa que você tem câncer, é apenas mais uma fase da investigação. Procure sempre o seu médico e tire todas as suas dúvidas.
Como funciona o exame
A mamografia é um exame de imagem que realiza um raio-X das mamas. Na mamografia digital, os raios X que atravessam a mama alcançam um detector que os transmite a um computador. Já no método tradicional, a imagem é impressa em um filme. Os dois tipos de exame utilizam esses raios na produção da imagem da mama. A diferença está no resultado da captação da imagem, que apresenta uma definição maior no exame digital, permitindo, assim, uma visualização melhor de alterações.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?