Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco cardíaco!
21/11/2024
0 ComentáriosPassar mais de 10 horas por dia em atividades sedentárias pode aumentar de forma significativa o risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular. Mesmo as pessoas que se exercitam regularmente devem manter a atenção sobre os efeitos do sedentarismo.
Quantas horas por dia você passa sentado? Um estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) indicou que ficar mais de 10 horas por dia em comportamento sedentário eleva substancialmente o risco de problemas graves no coração, incluindo insuficiência cardíaca e mortalidade cardiovascular. Os pesquisadores consideraram tanto estar sentado quanto deitado como comportamento sedentário.
A pesquisa, que utilizou dados de 89.530 participantes do UK Biobank, com uma média de 62 anos de idade e 56,4% do sexo feminino, monitorou seus movimentos por sete dias através de acelerômetros no pulso. Em média, os participantes passavam 9,4 horas por dia em atividades sedentárias. Após um período de acompanhamento de oito anos, os resultados apontaram:
- 4,9% desenvolveram fibrilação atrial;
- 2,1% sofreram insuficiência cardíaca;
- 1,84% tiveram um infarto do miocárdio;
- 0,94% morreram por causas relacionadas ao coração.
O risco de insuficiência cardíaca e morte cardiovascular se manteve baixo até o limite de 10,6 horas diárias de comportamento sedentário, após o qual os riscos aumentaram de maneira expressiva.
Os pesquisadores destacaram que até mesmo os indivíduos mais ativos devem continuar atentos ao tempo que passam em atividades sedentárias. Embora a prática de 150 minutos semanais de exercício físico moderado a intenso, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ajude a diminuir o risco de fibrilação atrial e infarto, não é suficiente para eliminar completamente o risco de insuficiência cardíaca e mortalidade cardiovascular.
De acordo com o cardiologista Shaan Khurshid, do Massachusetts General Hospital e um dos coautores do estudo, futuras recomendações de saúde pública devem focar na importância de reduzir o tempo sedentário.
“Nossos dados reforçam que é sempre preferível passar menos tempo sentado e se movimentar mais para reduzir o risco de doenças cardíacas. Evitar ultrapassar 10,6 horas por dia pode ser uma meta mínima realista para melhorar a saúde do coração”, ressaltou o especialista.
Substituir apenas 30 minutos de comportamento sedentário por qualquer tipo de atividade física já traz benefícios importantes. Atividades leves podem reduzir o risco de insuficiência cardíaca em 6% e de morte cardiovascular em 9%, enquanto atividades moderadas a vigorosas reduzem esses riscos em 15% e 10%, respectivamente.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?