Centro de Convivência do Idoso promove evento sobre importância de políticas públicas
28/09/2022
0 ComentáriosAtividade acontece na sexta-feira, em comemoração ao Dia do Idoso.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Ferreira promove na sexta-feira (30/09) um evento em que será debatida “a importância das políticas públicas e multidisciplinares para os idosos”.
A atividade
Acontece no próprio CCI, localizado à avenida Nicolau Corteze, 15, no Parque Lagoa Serena. E vai contar também com o público do Solar dos Jovens de Ontem e do Centro Dia do Idoso.
Em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância da organização da rede de atenção à saúde.
Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Idoso reforça os termos da Resolução 46. Que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
No Brasil
Em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental. E seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso.A efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?