Programa Médicos as Creches é proposto em anteprojeto de lei
06/10/2022
0 ComentáriosVereador João Lázaro é autor da matéria que propõe a ida de equipe multidisciplinar nas creches.
O vereador João Lázaro (PSDB) apresentou o Requerimento nº 534/2022, em coautoria com os vereadores Luciane Lourenço (PSD), Sérgio de Oliveira (União Brasil), Alan João (PSD) e Marcelo Ozelim (Progressistas), encaminhando o Anteprojeto de Lei nº 46/2022, que autoriza a implementação do “Programa Médicos nas Creches” no município, na sessão ordinária de segunda-feira (03/10).
Na tribuna, o autor da propositura falou ser um sonho esse anteprojeto. “Conversando com os colegas Alan João, Luciane Lourenço, professor Sérgio, Marcelo Ozelim, Élcio Arruda, enfim toda a Câmara Municipal, discutimos esse anteprojeto para encaminhar ao prefeito.”
A intenção
A intenção do programa é servir de prevenção às doenças infantis. “Por meio de atendimento médico itinerante que irá nas creches municipais e creches conveniadas pela Prefeitura, o programa poderá contar com equipe multidisciplinar composta por médico pediatra, enfermeira e técnica em enfermagem”, explicou João Lázaro.
A equipe multidisciplinar fará uma avaliação ponderal de peso e altura, nutricional, verificará a atualização das vacinas e fornecerá orientações preventivas às crianças. “O presente anteprojeto é um programa voltado para prevenção porque, por muitas vezes, as educadoras convivem com as crianças o dia inteiro e aquilo que a família não conseguiu observar em relação às crianças, as educadoras conseguem.”
O anteprojeto propõe que a equipe multidisciplinar faça um agendamento prévio para realizar a visita. “A diretora, então, conversaria com as educadoras para que anotassem aquilo que viu de diferente na criança para ser avaliado. Eu espero que aqueles que estão nos assistindo, que estão presentes e os vereadores entendam a importância desse projeto”, salientou o parlamentar.
Com essa prevenção, as doenças poderão ser tratadas de início. “E essa criança pode ter uma vida normal com esse problema não se agravando. A intenção é das melhores e espero que o senhor prefeito retorne esse anteprojeto como um projeto de lei para ser implementado nas creches”, finalizou.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e o anteprojeto será encaminhado para a análise do Executivo Municipal, que poderá retorná-lo à Casa de Leis como projeto de lei.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira
Deixe um comentário
Cancelar resposta?