Caravana Coca-Cola 2022. Saiba mais sobre a origem
05/12/2022
1 ComentáriosComerciais de Natal da marca de refrigerante marcaram aqueles que gostavam e até quem não gostava de caminhão; veja a história deles e os modelos atuais.
Se você nasceu nos anos 1990, pode entrar em uma viagem nostálgica e se lembrar de várias coisas. Como estamos perto do Natal, podemos nos lembrar dos presentes que queríamos ganhar, mas também não há como esquecer os comerciais da Coca-Cola que mostravam uma caravana de caminhões com o tema: “O Natal vem vindo… Vem vindo o Natal!”
Primeiro caminhão de Natal da Coca-Cola
O comercial acima, transmitido no Brasil em 1995, mostra caminhões da fabricante norte-americana Freightliner modelo FLD 120 com a cabine do tipo Daycab – versão que não tem uma cama. Essa configuração é ideal para distribuição de baixas distâncias, e com isso, acredito que os caminhões usados no comercial deveriam ser de fato da frota de distribuição da Coca Cola.
Além das opções de cabines, o Freightliner FLD também já oferecia nos anos 1980 suspensão traseira com bolsa a ar e, na parte mecânica, por se tratar de um modelo americano, a montadora ofertava 3 opções de motores: Detroit Diesel Series 60 de 14.0L com 425 a 515 cavalos; Caterpillar C15 de 435 a 550 cavalos; Mercedes-Benz MBE 4000 12.8L de 350 a 450 cavalos.
Mas porque usavam motor Mercedes-Benz?
Para responder essa pergunta, temos que olhar a curiosa história da Freightliner, já que na verdade a sua origem vem de uma empresa americana de transportes de cargas fundada em 1929, chamada Consolidated Freightways, que fabricava os seus próprios caminhões para o transporte de carga e ela batizou essa fabricação de Freightliner.
No início dos anos 1980, a empresa se via em uma fase ruim economicamente e, com isso, em 1981, ela vendeu a sua divisão de fabricação de caminhões para a Daimler-Benz (hoje, Daimler Trucks). Já em 1985, ela iniciou a linha “Medium Conventional FLC 112”, que usava a cabine do recém-lançado Mercedes-Benz LK – e que no Brasil equipou vários modelos, entre eles os clássicos L1620.
Com o passar do tempo, e novas necessidades que o mercado demandava, a série FL foi ganhando novas variantes e se tornou uma das linhas de grande importância da montadora – produzida até 2010.
Caravana Coca-Cola 2022
Curiosamente ou não, nos últimos 3 anos a caravana Coca-Cola 2022 no Brasil tem sido feita com os caminhões da Mercedes-Benz, marca do grupo Daimler Trucks que controla a Freightliner além de outras marcas.
A caravana Coca-Cola que segue por cidades com carretas de 1 eixo que são verdadeiros “palcos” ambulantes, inclusive com um para o bom velhinho, o Papai Noel, vai ser feita por 6 caminhões da Mercedes-Benz. Confira quais são:
Mercedes-Benz Actros 2651 6×4 (duas unidades)
- Motor: MB OM 460 LA (BlueTec5) de 13 litros com 6 cilindros em linha com 510 cavalos e 245 mkgf de torque a 1.100 RPM
- Transmissão: MB G 291 Mercedes Powershift com 12 velocidades sem anéis sincronizadores
- Suspensão Dianteira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Pneumática, 4 bolsas por eixo, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Mercedes-Benz Actros 2045 4×2
- Motor: MB OM 460 LA (BlueTec5) de 13 litros com 6 cilindros em linha com 449 cavalos e 224 mkgf de torque a 1.100 RPM
- Transmissão: MB G 291 Mercedes Powershift com 12 velocidades sem anéis sincronizadores
- Suspensão Dianteira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Pneumática, 4 bolsas por eixo, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Mercedes-Benz Actros 2553 (6×2)
- Motor: MB OM 471 LA (BlueTec5) de 13 litros com 6 cilindros em linha com 530 cavalos e 265 mkgf de torque a 1.100 RPM
- Transmissão: MB G 291 Mercedes Powershift com 12 velocidades sem anéis sincronizadores
- Suspensão Dianteira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Pneumática, 4 bolsas por eixo, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Mercedes-Benz Actros 2653 (6×4)
- Motor: MB OM 471 LA (BlueTec5) de 13 litros com 6 cilindros em linha com 530 cavalos e 265 mkgf de torque a 1.100 RPM
- Transmissão: MB G 291 Mercedes Powershift com 12 velocidades sem anéis sincronizadores
- Suspensão Dianteira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Pneumática, 4 bolsas por eixo, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Mercedes-Benz Accelo 1016 (caminhão de apoio)
- Motor: MB OM 924 LA (BlueTec5) de 4,8 litros com 4 cilindros em linha com 156 cavalos e 62 mkgf de torque a 1.200 RPM
- Transmissão: EATON FSO 4505HDA manual com 5 velocidades
- Suspensão Dianteira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
- Suspensão Traseira: Molas parabólicas com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora
Cidades da Caravana Coca-Cola 2022
A caravana – que vai contar com os 5 Actros mais o Accelo de apoio – vai passar por 67 cidades de 7 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, entre os dias 3 de novembro e 23 de dezembro. Além de levar o bom velhinho, o público também vai poder interagir com as carretas decoradas
Quer ver a lista completa das cidades, os dias e os horário da Caravana Coca-Cola? Clique aqui!
Fonte: UOL
1 comentários em "Caravana Coca-Cola 2022. Saiba mais sobre a origem"
Participei da elaboração e intinerario da 1 careta Curitiba Pr
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