Estudo: Manter-se hidratado reduz o risco de doenças e morte prematura

Estudo: Manter-se hidratado reduz o risco de doenças e morte prematura

Mas beber bastante água também está associado a um risco significativamente menor de desenvolver doenças crônicas e menor risco de morrer cedo.

Você deve saber que estar adequadamente hidratado é importante para as funções corporais do dia-a-dia, como regular a temperatura e manter a saúde da pele.

Mas beber bastante água também está associado a um risco significativamente menor de desenvolver doenças crônicas, menor risco de morrer cedo ou menor risco de ser biologicamente mais velho do que sua idade cronológica, de acordo com um estudo do National Institutes of Health publicado na revista eBioMedicine.

“Os resultados sugerem que a hidratação adequada pode retardar o envelhecimento e prolongar uma vida livre de doenças”, disse a autora do estudo, Natalia Dmitrieva, pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, uma divisão do NIH. em um comunicado de imprensa .

Aprender quais medidas preventivas podem retardar o processo de envelhecimento é “um grande desafio da medicina preventiva”, disseram os autores do estudo. Isso ocorre porque uma epidemia de “doenças crônicas dependentes da idade” está surgindo à medida que a população mundial envelhece rapidamente. E prolongar uma vida saudável pode ajudar a melhorar a qualidade de vida e diminuir os custos com saúde mais do que apenas o tratamento de doenças.

Beba líquidos suficientes todos os dias

Cerca de metade das pessoas em todo o mundo não atende às recomendações de ingestão total diária de água, de acordo com vários estudos citados pelos autores da nova pesquisa.

“No nível global, isso pode ter um grande impacto”, disse Dmitrieva em um comunicado à imprensa. “A diminuição do teor de água corporal é o fator mais comum que aumenta o sódio sérico, e é por isso que os resultados sugerem que manter-se bem hidratado pode retardar o processo de envelhecimento e prevenir ou retardar doenças crônicas”.

Nossos níveis séricos de sódio são influenciados pela ingestão líquida de água, outros líquidos e frutas e vegetais com alto teor de água.

“A descoberta mais impressionante é que esse risco (para doenças crônicas e envelhecimento) é aparente mesmo em indivíduos com níveis séricos de sódio que estão no limite superior da ‘faixa normal’”, disse o Dr. Richard Johnson, professor da Universidade da Escola de Medicina do Colorado, por e-mail. Ele não estava envolvido no estudo.

“Isso desafia a questão do que é realmente normal e apóia o conceito de que, como população, provavelmente não estamos bebendo água suficiente”.

Mais de 50% do seu corpo é feito de água, que também é necessária para várias funções, incluindo a digestão de alimentos, a criação de hormônios e neurotransmissores e o fornecimento de oxigênio por todo o corpo, de acordo com a Cleveland Clinic .

A Academia Nacional de Medicina (anteriormente conhecida como Instituto de Medicina) recomenda que as mulheres consumam 2,7 litros de líquidos diariamente, e que os homens consumam 3,7 litros diariamente. Esta recomendação inclui todos os líquidos e alimentos ricos em água, como frutas, legumes e sopas. Como a proporção média de ingestão de água de líquidos para alimentos é de cerca de 80:20, isso equivale a uma quantidade diária de 9 xícaras para mulheres e 12 ½ xícaras para homens.

Pessoas com problemas de saúde devem conversar com seu médico sobre a quantidade de ingestão de líquidos adequada para eles.

“O objetivo é garantir que os pacientes estejam ingerindo líquidos suficientes, enquanto avalia fatores, como medicamentos, que podem levar à perda de líquidos”, disse o coautor do estudo, Dr. Manfred Boehm, diretor do Laboratório de Medicina Regenerativa Cardiovascular, em um comunicado à imprensa. “Os médicos também podem precisar adiar o plano de tratamento atual do paciente, como limitar a ingestão de líquidos para insuficiência cardíaca.”

Fonte Isto é

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa