Definir a quantidade de sono prepara seu filho para o jardim de infância, diz estudo

Definir a quantidade de sono prepara seu filho para o jardim de infância, diz estudo

Pesquisa recomenda que crianças devem dormir 10 horas seguidas para bom desempenho e desenvolvimento.

Uma mochila, lancheira, giz de cera e pelo menos 10 horas de sono todas as noites são tudo o que as crianças precisam para ter um bom começo no jardim de infância, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores monitoraram a duração do sono de crianças do jardim de infância por quatro períodos de uma semana e fizeram com que os professores das crianças avaliassem sua transição para a educação formal, de acordo com uma pesquisa publicada esta semana na revista “Pediatrics”. Os especialsitas não sabiam quanto cada criança dormiu ao longo da noite.

“Quanto mais consistentemente as crianças dormirem mais de 10 horas durante a noite, melhor será o relacionamento com os colegas, o relacionamento com os professores, o desempenho acadêmico geral e o reconhecimento visual de palavras e letras”, disse o principal autor do estudo, Douglas Teti, professor e chefe do departamento de desenvolvimento humano e estudos familiares da Universidade Estadual da Pensilvânia, por e-mail.

A Academia Americana de Medicina do Sono sugere que crianças em idade de jardim de infância durmam de 10 a 13 horas mas isso é ao longo do dia e inclui cochilos.

Os Resultados

No entanto, os resultados do novo estudo desafiam a orientação, pois mostraram que o maior preditor de uma adaptação bem-sucedida à escola foi dormir regularmente pelo menos 10 horas ao longo da noite, disse Teti.

“Isso sugere que ‘compensar’ o sono noturno inadequado, permitindo que o filho tire uma soneca durante o dia, não ajudará as crianças em sua transição para o jardim de infância. Tente tornar isso o mais consistente possível nas noites”, disse Teti.

Os métodos do estudo são fortes e apoiam o que pode ser visto em ambientes clínicos, bem como em pesquisas pediátricas mais amplas, disse a psicóloga Ariel Williamson, especialista em sono pediátrico do departamento de psiquiatria infantil e de adolescente e ciências comportamentais do Hospital Infantil da Filadélfia.

Ela também é professora assistente de psiquiatria e pediatria na Escola de Medicina Perelman, na Universidade da Pensilvânia. Williamson não esteve envolvida no estudo.

Estudo recomenda que crianças durmam 10 horas seguidas / Freepik

Se você tem um filho se aproximando do jardim de infância, agora pode ser a hora de começar bons hábitos de sono. Ao longo do ano, foram os hábitos de sono do período que antecedeu o jardim de infância que fizeram a maior diferença, de acordo com o estudo.

“A intervenção deve começar antes do início do jardim de infância”, disse Teti. “Os pais devem fazer o que puderem para ajudar seus filhos a dormir mais regularmente durante o período de sono noturno das crianças”.

Iniciando bons hábitos de sono

Os resultados do estudo não significam que as crianças em idade pré-escolar ou mais novas devam começar a tirar as sonecas, que são importantes durante a infância, disse Teti.

“Para muitas crianças pequenas, cochilar à tarde é típico do desenvolvimento; no entanto, à medida que a transição do jardim de infância se aproxima, as famílias podem querer trabalhar no corte de cochilos diurnos para consolidar o sono durante a noite”, disse Williamson.

Se seu filho está em transição para o jardim de infância, Teti sugere implementar um horário de dormir às 21h ou mais cedo e trabalhar para que a maior parte do sono da criança ocorra à noite.

Isso pode ser difícil para algumas famílias, especialmente quando os adultos têm horas de trabalho fora do padrão, ele reconheceu. Nesses casos, Teti sugeriu apoiar-se em outros cuidadores ou familiares.

Além de manter a hora de dormir mais cedo, pode ser útil evitar — não eliminar — o uso de telas, disse Teti. Aparelhos como TVs, videogames e tablets devem ser completamente eliminados pelo menos 30 minutos antes de dormir, no entanto, acrescentou.

Também é importante estar envolvido na hora de dormir, fazendo uma rotina consistente e que prepare a criança para o sono, disse Teti.

Isso pode significar tomar banho, ler livros, conversar calmamente e criar um ambiente calmo, sugeriu.

Esse horário regular demonstrou aumentar o tempo de sono das crianças ao longo da noite, disse Williamson.

“Estabelecer uma rotina consistente na hora de dormir pode ajudar a incentivar um horário regular de sono e promover a duração ideal do sono noturno, especialmente na primeira infância”, disse ela.

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa