Índice de Efetividade da Gestão Municipal: Porto Ferreira está entre as melhores cidades do Estado
04/03/2023
0 ComentáriosInstrumento do Tribunal de Contas mede a eficiência de 644 prefeituras paulistas
No mês de fevereiro o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou a versão 2022 (com dados do ano de 2021) do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O município de Porto Ferreira destacou-se ao se classificar entre as 33 melhores gestões do Estado, entre 644 cidades paulistas (apenas a Capital não participa).
Criado em 2015, o indicador que mede o desempenho das Prefeituras é composto por sete dimensões: Planejamento, Educação, Saúde, Gestão Fiscal, Ambiental, Cidade (Defesa Civil) e Tecnologia da Informação.
Com isso, oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por prefeitos e vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.
São cinco as faixas de classificação: altamente efetiva (A); muito efetiva (B+); efetiva (B); em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).
Na edição de 2022, com dados referentes a 2021, nenhuma cidade paulista recebeu avaliação A e B+. A maioria (447) obteve nota C. Foi o pior resultado geral desde que o indicador foi criado. Porto Ferreira e outras 32 cidades paulistas obtiveram a nota geral B (gestão efetiva), que foi a mais alta da versão 2022.
“Este resultado é fruto do nosso planejamento de longo prazo em todas as Secretarias, juntamente com a responsabilidade fiscal e boa aplicação do dinheiro público. Tanto é que fechamos em 2022 o sexto ano consecutivo com superávit nas contas municipais, fato inédito em nossa história. Com isso, nós conseguimos garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento ferreirense, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população. Parabenizo todos os nossos servidores por este resultado”, disse o prefeito Rômulo Rippa.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?