Sinal 5G é autorizado em Ibaté, Santa Gertrudes e outras 11 cidades da região; veja lista
01/06/2023
0 ComentáriosA instalação antecipada de estações da tecnologia depende do interesse de cada prestadora. Inscritos no CadÚnico que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito.
A instalação de infraestrutura para o sinal 5G foi autorizada em Ibaté (SP), Santa Gertrudes e mais 12 cidades da região de cobertura. Com isso, a liberação já aconteceu em 21 municípios. Ainda não há data para outros 21.
A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), na quarta (24). A autorização começou a valer na terça (30).
Com isso, as operadoras podem solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades.
A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
Nesta nova autorização estão os seguintes municípios da região:
- Analândia
- Boa Esperança do Sul
- Corumbataí
- Descalvado
- Dourado
- Ibaté
- Itirapina
- Nova Europa
- Ribeirão Bonito
- Santa Cruz da Conceição
- Santa Gertrudes
- Santa Rita do Passa Quatro
- Trabiju
Novas cidades tiveram o 5G liberado a partir de maio — Foto: Divulgação/Anatel
Já estavam liberados, desde o final de abril, os seguintes municípios da região:
A liberação abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
Importante destacar que, para um aparelho oferecer o sinal, ele precisa ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, não são todos os celulares que oferecerão a tecnologia neste momento. A lista está disponível no site da Anatel.
Parabólica e kit gratuito
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
Fonte EPTV
Deixe um comentário
Cancelar resposta?