Segunda dose da vacina para equinos já tem data agendada: 1º de julho
15/06/2023
0 ComentáriosAtendimento no dia 3 de junho vacinou 176 animais e microchipou 174
O município de Porto Ferreira, em parceria com a Universidade de São Paulo (Campus de Pirassununga), realizou no último dia 3 de junho a primeira campanha antirrábica para equídeos (cavalos, burros etc.). Os animais também receberam a aplicação de microchip com número de identificação individual.
Antes da imunização, os animais passaram por avaliação veterinária e os que necessitavam receberam vermífugos, vitaminas, curativos e orientações. A empresa Vansil Saúde Animal forneceu medicações e produtos para uso específico durante a campanha. Também foi distribuído sal mineral formulado pela própria Universidade de São Paulo.
O trabalho ocorreu durante todo o dia, totalizando 176 animais vacinados e 174 animais microchipados. A microchipagem é um procedimento extremamente seguro e indolor, que garante a identificação e proteção do animal, inclusive, em caso de fugas ou roubos.
O microchip utilizado é estéril, já agulhado, específico para uso animal, contem cápsula protetora antimigratória e é compatível com qualquer dispositivo de leitura. Em breve, esse dispositivo será obrigatório para a criação desses animais. Entretanto, só pode ser aplicado por médico veterinário devidamente habilitado e deve seguir as normas padrão ISO 11784, ISO 11785 e NBR 4766, ou outras que as substituam.
O Centro de Controle de Zoonoses alerta sobre a necessidade da aplicação de uma segunda dose da vacina contra a raiva nos animais que nunca tinham sido vacinados anteriormente, ou seja, os primovacinados.
Sendo assim, a segunda etapa da campanha acontecerá dia 1º de julho (sábado) nos mesmos pontos fixos, sendo durante a manhã (das 8 às 13 horas) na antiga Fepasa e, após o almoço, no Jardim Paschoal Salzano (das 14h às 16h), ao lado da Unidade de Saúde.
Para participar é preciso que o animal resida no município de Porto Ferreira, apresentar documento com foto do responsável e comprovante de residência.
Mais informações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses ou pelo telefone 3581-5737.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?