Gelinho de carne e passeio em horário alternado: veja dicas de como amenizar os efeitos do calor para os pets 🐶😺

Gelinho de carne e passeio em horário alternado: veja dicas de como amenizar os efeitos do calor para os pets 🐶😺

Uma médica veterinária e um cuidador de pets de São Carlos (SP), que contaram como os bichos sentem as altas temperaturas. Confira as recomendações para refrescá-los.

A onda de calor que assola o país não afeta somente a rotina dos humanos, mas também traz desconforto aos animais, que sofrem com o calor excessivo. Por isso, tutores de pets devem redobrar os cuidados para que os bichinhos não sofram, principalmente, no que se refere à hidratação.

Pensando no bem-estar dos pets, a médica veterinária Vanessa de Lima e João Paulo Coutinho, que é proprietário de um estabelecimento que oferece serviços de passeios e cuidados de animais, e reuniu dicas do que pode beneficiar os bichinhos nesse calorão. 🌞🔥

João Coutinho procura lugares arborizados e com corrente de ar para passear com pets durante calor — Foto: João Coutinho/Arquivo Pessoal

João Coutinho procura lugares arborizados e com corrente de ar para passear com pets durante calor — Foto: João Coutinho/Arquivo Pessoal

Confira abaixo:

💧 Manter o animal sempre hidratado, com água fresca, que deve ser trocada ao longo do dia;

🧊 Colocar cubinhos de gelo na água para mantê-la fresca;

💧 Aumentar a quantidade de potes com água pela casa;

⛱️ Manter o animal em um lugar arejado, com circulação e ar e sombra;

🏠 Não deixar a casinha do cachorro no sol;

🦮 Evitar passeio entre 9h e 17h ou em horários em que os raios solares estão mais densos;

🐾 Tome cuidado com as patinhas do animal, em qualquer horário;

⚪ Se o animal for albino, com pelagem totalmente branca, evitar exposição ao sol e utilizar protetor solar próprio para animais;

🚿 Após o banho ou entrada em piscinas, secar o animal, evitando que ele fique molhado o dia todo e exposto ao sol;

😺 O tutor conhecer as necessidades de seu animal.

Dicas de ouro 🧊

Gelinho de carne é boa opção para refrescar pets durante calor — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

Gelinho de carne é boa opção para refrescar pets durante calor — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

Vanessa deu uma dica saborosa para ajudar a refrescar os animais, um ‘gelinho’ feito com sachês prontos ou carne sem tempero.

“Pode pegar um frango desfiado ou cozinhar qualquer tipo de carne que o animal goste. Refogue sem tempero. Pega uma forminha de gelo, mistura a carne com água e faz o gelinho. E aí, dá para o animal comer. Ele vai lambendo e se hidratando”, explicou.

A médica veterinária Vanessa de Lima — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

A médica veterinária Vanessa de Lima — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

Já Coutinho, deu a dica de sobremesa, de congelar frutas que os animais podem comer e dar ao pet como se fosse um picolé.

“Tem o sorvete de frutas que os cachorros podem. É picar algumas frutas que eles podem comer e fazer como se fosse um sorvetinho: congelar e dar para ele. Também ajuda bastante!”, explicou.

Gato saboreia picolé de carne. 'Gelinhos' são uma boa alternativa para combater o calor dos pets — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

Gato saboreia picolé de carne. ‘Gelinhos’ são uma boa alternativa para combater o calor dos pets — Foto: Vanessa de Lima/Arquivo Pessoal

Uma outra dica passada por Coutinho são as aquisições de tapetinhos térmicos. “Hoje existem tapetes térmicos que você deixa na geladeira, depois coloca lá pro cachorro deitar que vai estar bem fresquinho”, disse. Esse produto é vendido em lojas para pets.

Diferenças

Cão durante passeio em parque — Foto: Reprodução/TV Globo

Cão durante passeio em parque — Foto: Reprodução/TV Globo

Um ponto bem importante explicado pelos especialistas ouvidos pelo g1, é que cada tipo de animal sente de forma diferente o calor. Por exemplo, os animais de porte pequeno, acabam sentindo mais por ficarem com o peito mais próximo ao chão, já os de grande porte, suportam temperaturas mais elevadas com naturalidade.

Então, Coutinho e Vanessa reforçam a importância de cada tutor conhecer as necessidades de seu animal.

Rotina alterada

O calorão dos últimos dias afetou o trabalho de Coutinho, que teve que se adaptar aos novos horários de passeio com os pets. “Geralmente, o nosso primeiro horário [de passeio] é às 6h da manhã. Nessas ocasiões [de calor] eu começo às 5h e paro mais cedo. Aí, eu volto às 5h da tarde e paro às 8h ou 9h da noite”, contou.

Na questão do passeio, ele reforçou a necessidade de sempre procurar locais frescos e com ventilação como bosques, parques e lugares arborizados.

Fonte EPTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa