Mostra de robótica da escola do Jardim Porto Bello apresenta projetos desenvolvidos pelos alunos
28/09/2023
0 ComentáriosPais e responsáveis puderam conhecer um pouco mais da robótica educacional
Uma ação da Emef Professora Ruth Barroso Teixeira, localizada no Jardim Porto Bello, realizada nos dias 18 e 20 de setembro, aproximou os pais do mundo tecnológico que seus filhos estão inseridos durante as aulas de Robótica educacional. Durante a Mostra de Robótica Educacional “Arte de Aprender Brincando” foi possível conhecer, e até participar, de projetos desenvolvidos na unidade, como futebol, corrida de animais, trajetos de obstáculos, modelo de ponte levadiça, luta de robôs, entre outros.
“Foi um momento mágico, com grande interação entre pais e filhos. Os pais puderam utilizar cada um dos projetos e presenciar um pouco do que acontece nas aulas de robótica. Futebol, alavancas, dinossauros comandados por controle remoto, projeto de estruturas mecânicas, tudo isso desenvolvido por nossos alunos, orientados pelos professores da rede”, afirmou a diretora da unidade, Marina Ferreira Baldesin Borelli.
Na ocasião, os professores da disciplina da unidade educacional montaram os projetos, conjuntamente com os alunos, e apresentaram aos pais e responsáveis as diversas possibilidades oferecidas pelo mundo da Robótica, de acordo com as competências e habilidades contempladas no Plano Nacional de Educação e na Base Nacional Comum Curricular.
A Robótica educacional representa uma abordagem de ensino centrada na investigação, exploração e construção de mecanismos, incorporando conhecimentos teóricos e práticos. Ela ainda desafia os estudantes a questionarem seus conhecimentos prévios e a explorarem conceitos que ainda não dominam, aprimorando assim suas habilidades cognitivas e consolidando o aprendizado adquirido na sala de aula.
As aulas de Robótica estão inseridas na grade curricular do Ensino Fundamental I – 1º aos 5º anos, da Rede Municipal de Ensino desde o ano passado, por meio de um projeto idealizado pelo prefeito Rômulo Rippa. Cerca de 2,5 mil alunos, de 9 unidades educacionais, estão sendo beneficiados pelo projeto, que visa melhorar a qualidade do ensino público municipal ofertado aos alunos por meio da tecnologia e de novas habilidades.
A tecnologia utilizada para a o ensino da Robótica educacional é uma tendência mundial e já ocupa espaço de destaque na vida dos alunos. As aulas são sempre contextualizadas com outras áreas do conhecimento, abrangidas pelo Currículo, oferecendo momentos lúdicos e desafiadores, possibilitando a ampliação do desenvolvimento do raciocínio lógico e contribuindo para a assimilação e melhor entendimento dos assuntos abordados nas diversas disciplinas.
“As aulas de Robótica foram muito bem aceitas por toda comunidade escolar. Além de atender as bases curriculares, a Robótica também estimula a criatividade, a concentração, o foco e até o trabalho em equipe e a tomada de decisões por parte dos alunos”, afirmou a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?