Espera por cirurgias eletivas levanta preocupação na Câmara Municipal

Espera por cirurgias eletivas levanta preocupação na Câmara Municipal

Vereadora Priscila Franco fez requerimento questionando a demora para a realização das cirurgias

Na 27ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (01/08). A vereadora Priscila Franco (PSDB) levantou questionamentos sobre a espera para a realização de cirurgias eletivas, por meio do Requerimento nº 416/2022.

A parlamentar recebeu a reclamação de idosos e pessoas em extrema vulnerabilidade que necessitam realizar cirurgias. Mas que estão na espera desde antes do início da pandemia. No requerimento, Priscila Franco cita que o Governo do Estado de São Paulo lançou um mutirão para tentar zerar a fila de espera. E que tem mais de 540 mil moradores do estado de São Paulo, até outubro desse ano.

Na discussão do requerimento, o presidente da Câmara, vereador Alan João (PSD), destacou a importância dos questionamentos. “Quero fazer algumas considerações em relação ao requerimento da vereadora Priscila.

Esse munícipe necessita realizar uma cirurgia por conta dessa infecção. O Governo do Estado, além de desrespeitar, em primeiro lugar, o munícipe pagador de impostos, desrespeita uma ordem judicial. É um absurdo, eu nunca vi isso na minha vida”, declarou Alan João.

O presidente lembrou que esse é apenas um caso. “A vereadora Priscila cita casos de pessoas que também estão aguardando em fila de dois, três anos. Esse mutirão que a senhora falou no requerimento eu não vi até agora, não está resolvendo de forma nenhuma a fila de espera. Qualquer vereador que anda na rua pelo município vai notar e vai conhecer muitas pessoas que estão aguardando a cirurgia de competência do Governo do Estado.”

Alan João citou que a Secretaria Municipal de Saúde tem feito um bom trabalho com os munícipes que estão na espera por cirurgia.

Além de estarem prestando esse atendimento, a própria secretária de Saúde Vera Visolli enviou um ofício solicitando a cirurgia para o munícipe. “É muito gratificante saber que o município tem tentado viabilizar de todas as formas, mas são cirurgias que não são da competência do município. Nesse caso específico, a própria Secretaria de Saúde formalizou um ofício para DRS de Araraquara da situação do paciente”, concluiu o presidente.

O requerimento foi aprovado por todos os vereadores constando as ausências dos vereadores Élcio Arruda (MDB) e Ricardo Patroni (PSD) e será encaminhado para que a Secretaria Municipal de Saúde responda dentro do prazo regimental.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa