Vacina contra dengue no SUS: São Carlos, Araraquara e região ficam de fora da distribuição de doses

Vacina contra dengue no SUS: São Carlos, Araraquara e região ficam de fora da distribuição de doses

Ministério da Saúde irá priorizar as grandes cidades com alto índice da doença.

AraraquaraSão Carlos (SP) e as outras cidades da região não irão receber a vacina contra a dengue (Qdenga) distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento.

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde divulgou a 1ª lista com cerca de 500 municípios de 16 estados que vão receber o imunizante. A vacinação começa em fevereiro, mas não será ao mesmo tempo para todos os municípios beneficiados.

O governo teve de definir critérios de priorização:

  • O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.
  • Foram incluídos os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
  • Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.

Dengue na região

Brasil registrou explosão no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano: 55.859 casos prováveis e seis mortes, segundo Ministério da Saúde — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Brasil registrou explosão no número de casos de dengue nas duas primeiras semanas do ano: 55.859 casos prováveis e seis mortes, segundo Ministério da Saúde — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Na região, cinco municípios possuem mais de 100 mil habitantes – Araraquara, ArarasLemeRio Claro e São Carlos -, mas a baixa incidência de dengue neste ano e em 2023 fez com que eles não fossem incluídos na lista para receber a vacina.

Veja como está a situação da dengue em cada uma delas:

  • 🦟 Araraquara – neste ano foram já foram registrados 39 casos. Araraquara fechou o ano de 2023 com 797 casos confirmados de dengue e um óbito, ocorrido em maio. Em 2022, foi a quinta na lista de cidades brasileiras com mais casos do Ministério da Saúde, com quase 21 mil casos e 17 mortes.
  • 🦟Araras – Apenas um caso de dengue foi confirmado em 2024. No ano passado, foram 61 casos.
  • 🦟 Leme – Até outubro de 2023, foram registrados 64 casos.
  • 🦟 Rio Claro – Neste ano foram registrados oito casos de dengue. Em 2023, foram 700 casos da doença. A última análise de densidade larvária (ADL), concluída em 19 de janeiro, teve resultado de 1,83, índice que aponta situação de alerta para a doença de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No levantamento anterior, realizado em outubro, o índice foi de 1,42
  • 🦟 São Carlos – Em 2024, foram confirmados dois casos de dengue. Em 2023, foram 726 casos e, em 2022, 2.274.

Qdenga

A vacina que será aplicada pelo SUS é a Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses — 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.

Fonte EPTV

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa