Santa Casa realiza mutirão para 100 cirurgias de catarata neste fim de semana

Santa Casa realiza mutirão para 100 cirurgias de catarata neste fim de semana

Em janeiro, já foram realizadas cirurgias de catarata em 50 pacientes, os procedimentos continuarão nos próximos meses 

A Santa Casa de São Carlos realizará neste final de semana um mutirão para a realização de 100 cirurgias eletivas de catarata, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde. Os pacientes convocados já passaram por exames pré-operatórios e estavam cadastrados em uma lista de espera cronológica.

A gerente de controle de regulação e acesso da Santa Casa, Talita Benedito, destacou que a meta para este ano é fazer mais cirurgias em relação ao ano anterior, visando garantir a qualidade de vida e saúde da população. “Em 2023, foram realizadas mais de 7 mil cirurgias eletivas ao longo do ano, resultando na redução da fila de espera por cirurgias. Em janeiro deste ano, já foram operados 50 pacientes de catarata, e neste final de semana serão realizadas mais 100 cirurgias do mesmo tipo. Além disso, nesta semana foram realizadas mais 100 consultas de triagem para procedimentos a serem realizados em março. Para o período de março a dezembro, planejamos operar 200 pacientes de catarata por mês”, afirmou a gerente.

Além das cirurgias de catarata, a Santa Casa planeja realizar mutirões de cirurgias com otorrinolaringologistas, para amigdalas e outras cirurgias correlatas. “Desde o ano passado, a média de cirurgias desse porte era de 15 procedimentos. A ideia é duplicar essa meta nos primeiros meses para reduzir essas filas. Já solicitamos à Secretaria de Saúde que faça um levantamento do número de pacientes aguardando”, acrescentou Talita.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a importância dos mutirões vai além dos números. “Estamos reduzindo as filas de espera, aliviando o sofrimento de quem aguarda ansiosamente por tratamento. Além disso, ao unir esforços com a Prefeitura, demonstramos o poder da colaboração em prol do bem comum. Essa parceria fortalece nosso sistema de saúde, otimiza recursos e amplia o acesso aos serviços médicos tão necessários”.

É recomendado que os pacientes aguardando cirurgias mantenham seus contatos atualizados no cadastro da Santa Casa para serem informados quando suas cirurgias forem programadas.

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa