Vacina contra dengue: Santa Rita recebe 355 doses; saiba quem poderá tomar e quando começa
13/04/2024
0 ComentáriosCidade é a primeira da região a receber doses do imunizante.
Santa Rita do Passa Quatro (SP) recebeu, nesta quinta-feira (11), 355 doses da vacina contra a dengue. (veja abaixo quem vai poder tomar e quando começa a imunização).
O município, que tem 24.833 habitantes, é o primeiro da região a receber a vacina contra a dengue. O anúncio foi feito em 28 de março pelo Ministério da Saúde.
Veja como será a vacinação:
📆 Quando: sábado (13);
⏰ Horário: das 8h às 16h;
🏥 Onde: centro de saúde do município;
🧑👨 Quem: podem tomar a vacina adolescentes de 10 e 11 anos que não tiveram a doença nos últimos seis meses.
Casos de dengue na cidade
Apesar de ter 138 casos (até 9 de abril), Santa Rita do Passa Quatro pertence a região epidemiológica de Ribeirão Preto, considerada de risco e por isso irá receber o imunizante (veja vídeo abaixo).
Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.
O estado de São Paulo já registra 250 óbitos causados pela dengue neste ano e investiga outras 542 mortes.
Ao todo, mais de 512 mil casos da doença já foram confirmados em território paulista, de acordo com dados do governo do estado até quarta-feira (10). Nesta mesma data, a região totalizava 19.087 casos da doença e 13 mortes.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
A Takeda conseguiria entregar de fevereiro até novembro cerca de 5 milhões de doses. No entanto, esse número seria menor em volume de pessoas imunizadas, já que são necessárias duas doses para o ciclo completo.
Fonte EPTV
Deixe um comentário
Cancelar resposta?