Programa tem quatro pontos, sendo que dois já foram colocados em prática
Nesta terça-feira (11/04) o prefeito Rômulo Rippa anunciou medidas que visam ampliar a segurança junto à comunidade escolar, em razão de várias ocorrências de ataques registradas no país nas últimas semanas.
As medidas foram discutidas com a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, e com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Valdemir Guimarães Dias.
Basicamente, são quatro pontos:
– Aquisição de novos equipamentos para ampliar os sistemas de videomonitoramento das unidades escolares, via processo licitatório já iniciado. Hoje, todas as nossas unidades educacionais da rede pública municipal já contam com videomonitoramento, cujas imagens são exibidas num centro de inteligência localizado na sede da Guarda Civil Municipal.
– Instalação de um “botão de pânico” nas unidades, o que permite uma maior rapidez na comunicação de algo anormal no ambiente escolar. O aviso é recebido na central de inteligência e imediatamente agentes são deslocados para a escola. Essa medida já foi implantada nesta quarta-feira (12/04).
– Implantação de uma nova estratégia de ronda escolar, pela Guarda Civil Municipal, que, além do ambiente externo, também atue no ambiente interno das unidades, marcando presença junto aos alunos e profissionais de Educação. Esta ação também já teve início nesta quarta-feira.
– Implantação de um fluxograma de atendimento para alunos que, eventualmente, tenham problemas socioemocionais, psicológicos ou psiquiátricos. Esse fluxograma será criado pela Rede Socioassistencial do município, órgão que congrega profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Conselho Tutelar, demais Secretarias e equipamentos, entidades do terceiro setor, Poder Judiciário e Ministério Público.
“As nossas crianças são o nosso maior patrimônio e por isso adotamos essas medidas. São soluções práticas em que nós vamos conseguir ampliar a sensação de segurança, não só da comunidade escolar, mas também dos pais, pois esperamos que episódios como os vistos recentemente nunca mais aconteçam. Escola é lugar de aprender, de crescer, de se emancipar”, destacou o prefeito Rômulo Rippa após a reunião.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
A ministra Nísia Trindade (Saúde) durante coletiva de imprensa para detalhar as ações de prevenção…
Auxílio será concedido em parcela única no valor de R$ 60 mil O presidente Luiz…
Cientistas explicam diferenças entre H5N1 e Covid-19, destacando que, apesar da expansão do vírus para…
Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea…
Prefeito e secretário fizeram vistoria e anunciaram medida para solução do problema O prefeito André…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Alzira da Silva, com 86 anos de idade…