Após ser boicotado por frigoríficos, Carrefour se retrata e ‘pede desculpas’ ao Brasil
26/11/2024
0 Comentários
O Grupo Carrefour divulgou, nesta terça-feira (26), uma nota de retratação após o CEO global da empresa, Alexandre Bompard, ter mencionado a suspensão da compra de carne do Mercosul. A empresa reconheceu a qualidade da carne brasileira e se desculpou pelo ocorrido.
O Ministério da Agricultura recebeu uma carta do executivo, na qual ele afirmou: “pedimos desculpas”. A decisão inicial havia sido comunicada no dia 20 de novembro, em meio a protestos de produtores rurais franceses contrários ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
A declaração de Bompard, feita na França, gerou reações no Brasil, incluindo boicotes por parte de grandes frigoríficos, como JBS e Minerva. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também criticou a fala, que questionava a qualidade da carne brasileira.
Na retratação, o Carrefour reforçou seu compromisso com a compra de carne brasileira e destacou que não havia intenção de questionar a qualidade dos produtos do país. Bompard afirmou que o Carrefour reconhece os altos padrões sanitários da carne do Brasil e que continuará comprando carne brasileira.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) expressou satisfação com o pedido de desculpas e espera que as operações entre os frigoríficos e o Carrefour sejam normalizadas.
O pedido de desculpas foi visto como uma “vitória” para o Brasil nas negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?