Bebê de 7 meses morre após engasgar em Araraquara

Bebê de 7 meses morre após engasgar em Araraquara

Criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu, na tarde desta sexta-feira (17). Veja a manobra para salvar bebês de engasgos.

Uma bebê de sete meses morreu, na tarde desta sexta-feira (17), após engasgar com o próprio vômito, em Araraquara (SP). A criança chegou a ser levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central, mas não resistiu.

No boletim de ocorrência, o tio da criança relatou que ela estava com a mãe quando engasgou com o vômito.

Ela foi socorrida para a UPA Central com parada cardiorrespiratória. Foram realizados protolocos, mas a bebê não resistiu.

Abalado, o pai precisou ser acalmado por agentes da Guarda Municipal e familiares.

O corpo da bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e o caso foi registrado como morte acidental. Não há informações sobre velório e enterro.

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

📌 Técnica para bebês menores de um ano:

  • A criança vai ficar roxa, chorar fraco ou não chora e vai ficando molinha.
  • Não abrir a boca do bebê e tentar retirar o objeto enfiando o dedo dentro da garganta. O objeto deve ser retirado somente se estiver visível.
  • Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.
  • Virar a criança e, se o objeto se tornou visível, retirá-lo com os dedos.
  • Se o objeto não estiver visível ou a criança continuar com dificuldades para respirar, fazer cinco compressões torácicas colocando dois dedos na linha entre os mamilos e empurrando contra o tórax da criança.
  • Repita o ciclo de golpes nas costas e compressões torácicas mais uma vez.

Se a criança não se recuperar, ela pode estar tendo uma parada cardiorespiratória e fazer a reanimação caso tenha treinamento para o procedimento. Uma forma simplificada de fazer o procedimento é ir apertando dois dedos contra o tórax do bebê.

É um dos procedimentos mais importantes a serem realizados em casos de engasgo e pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive bebês.

Fonte EPTV

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa