Notícias

Caminhoneiros iniciam manifestação e bloqueios de pistas contra resultado das eleições

Grupos de caminhoneiros iniciaram uma manifestação nas rodovias contra o resultado da eleição presidencial em ao menos oito estados na noite deste domingo (30). Segundo apurou a Gazeta do Povo, entre mobilizações e bloqueio de pistas, há atos em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Bahia. Com, 60,34 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez.

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos (SP), Júnior Almeida, confirma que lideranças da categoria convocaram mobilizações em todo o país por insatisfação com o resultado das urnas. “Há indício de fraude, o resultado é suspeito, mas não vou entrar no mérito porque acho que é um assunto nebuloso para caminhoneiro falar”, diz. “Mas a greve é geral, o país para de hoje [domingo] para amanhã [segunda-feira (31)]”.

Conhecido como “Júnior de Ourinhos” pela categoria, o representante destaca que os caminhoneiros que estão paralisados desmobilizarão o movimento apenas se as eleições forem anuladas ou a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Se o Bolsonaro não me ligar, não acaba o movimento”, afirma.

O caminhoneiro autônomo Janderson Maçaneiro, líder da categoria em Itajaí (SC), também considera o resultado eleitoral suspeito e sustenta que a mobilização está “ganhando corpo” para uma paralisação nacional. Porém, ele avalia que a mobilização é prematura e precisa ter um embasamento mais sólido de suposta fraude.

“Tem que ter pauta e fundamento para uma paralisação, até porque o Lula não vai assumir amanhã, vai assumir em janeiro. Daqui até janeiro o nosso presidente é Bolsonaro. Temos tempo para digerir, analisar os prós e contras para daí tomar decisão de ir para rua, fazer paralisação e tudo o mais”, pondera.

O líder caminhoneiro sustenta, ainda, que a mobilização não é organizada apenas por caminhoneiros, e que conta com o apoio de parte da população. “É o povo que está na rua parando os caminhoneiros. Não são apenas os caminhoneiros que estão paralisando”, sustenta.

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Faleceu dia 19/04/2025 – Luiz Antonio Borges (Luizão)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Luiz Antonio Borges (Luizão), aos 75 anos, na cidade…

18 horas ago

Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

Mudanças na superfície, na cor, na espessura e na textura podem sugerir falta de vitaminas,…

1 dia ago

Liliane Guethe Encanta o Público em Palestra da APARA

🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…

1 dia ago

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas

Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…

2 dias ago

Dia da Indústria Têxtil: Setor têxtil gera 1,3 milhão de empregos e movimenta R$ 203,9 bilhões no Brasil

Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…

2 dias ago

Selo Cidade Verde do Mundo: Estado de SP lidera com 13 das 34 cidades reconhecidas pela ONU

Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…

2 dias ago