Caps de Porto Ferreira tem programa para pessoas que querem parar de fumar
13/07/2022
0 ComentáriosMais de dez profissionais participaram de capacitação para aplicação do programa
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Porto Ferreira oferece um programa para as pessoas que querem parar de fumar. O Programa “Deixando de fumar sem mistérios” é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Ele consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos da sua vida.
Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
Para a implantação do projeto, mais de dez profissionais do Caps participaram da capacitação ministrada pela Secretaria Estadual de Saúde, junto ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).
O Caps, na aplicação prática do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, conta com grupos psicoterapêuticos em conjunto com acompanhamento psiquiátrico, a fim de auxiliar e atenuar os sintomas de abstinência.
As sessões psicoterapêuticas são realizadas semanalmente, às quintas-feiras, no horário das 14h, com uma hora e meia de duração, quando os participantes que desejam parar de fumar têm um espaço de partilha e troca de informações, visando facilitar o desenvolvimento da autonomia no processo de redução e abstinência do tabaco. As sessões são estruturadas em quatro etapas:
Sessão 1 – Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde;
Sessão 2 – Os primeiros dias sem fumar;
Sessão 3 – Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar;
Sessão 4 – Benefícios obtidos após parar de fumar.
Após a avaliação psicológica e o estabelecimento dos objetivos (no mínimo na segunda sessão) os participantes serão encaminhados para avaliação psiquiátrica, para a prescrição dos medicamentos para os participantes (cloridrato de bupropiona 150mg a 300 mg e adesivo de nicotina de 7 mg, 14 mg ou 21 mg).
A condição para que o participante tenha acesso às medicações disponibilizadas pelo Programa “Deixando de fumar sem mistérios” é a de que haja a participação prévia no grupo psicoterapêutico, pois o profissional responsável deve alimentar a plataforma Farmanet para que haja a liberação das medicações à pessoa.
Aqueles que tiverem interesse em participar do programa, podem procurar o Caps, localizado na avenida Ivan Roberto Burian, 280, Cefer, das 7h às 16h, para triagem e avaliação.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?