Centros de trauma – por que você deve ser atendido em um após sofrer qualquer tipo de acidente?

Centros de trauma – por que você deve ser atendido em um após sofrer qualquer tipo de acidente?

Equipes são treinadas para atendimento multidisciplinar e decisões rápidas em casos extremos

Talvez você nunca tenha pensando sobre isso, mas após um acidente, seja de trânsito, com arma, queda, ou qualquer outra causa, é fundamental ser atendido em um centro de trauma. E nem todos os hospitais possuem um. Em Campinas, por exemplo, são seis centros de trauma, sendo quatro públicos e dois privados. Mas por que esses centros são tão importantes? Porque são equipados e contam com uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento a pacientes com lesões graves. E essa pode ser a diferença entre a vida e a morte.

“Os profissionais de saúde que atuam em centros de trauma são treinados para agir em situações complexas, individual ou com múltiplas vítimas, que exigem decisões e atitudes rápidas”, explica o coordenador do Centro de Trauma do Hospital São Luiz Campinas, Prof. Dr. Bruno Pereira, que também é cirurgião de trauma, urgência e emergência. “Equipes experientes e ambiente bem equipado fazem muita diferença, em casos graves. Em nosso centro, por exemplo, temos todas as especialidades de alta complexidade, além de equipamentos modernos, inclusive para cirurgia robótica”, afirma.

Um dos grandes diferenciais dos centros de trauma são as equipes multidisciplinares, já que, dependendo do tipo de ferimento, será necessário um trabalho em conjunto de várias especialidades.

“O atendimento em um centro de trauma pode salvar vidas e reduzir o risco de sequelas. É importante que as vítimas de acidentes sejam levadas para um centro de trauma o mais rápido possível”, reforça o cirurgião. Ele destaca, ainda, que no caso de um resgate, se a vítima estiver consciente ou acompanhada por alguém consciente, é possível escolher o centro de trauma para o qual quer ser encaminhada. “Por isso, é interessante conhecer os centros de trauma mais próximos além dos hospitais públicos, e saber se atendem ou não seu plano de saúde. Claro que os acidentes graves são, normalmente, direcionados aos centros de trauma do SUS, que também são muito capacitados e qualificados. No entanto, possuem um volume enorme na grande maioria das vezes e estão, obviamente, sempre muito cheios. Ao direcionar pacientes que possuem algum plano de saúde suplementar para um centro de trauma privado, evitamos sobrecarregar os serviços do SUS, permitindo também que aquele que não tenham plano sejam atendidos com agilidade”, orienta.

Algumas situações em que a pessoa deve procurar ou ser encaminhada a um centro de trauma:

  • Acidentes de trânsito: colisões, atropelamentos, queda de moto ou bicicleta
  • Acidentes de trabalho: quedas, choques elétricos, ferimentos com objetos cortantes ou perfurantes
  • Acidentes domésticos: quedas, queimaduras, intoxicações
  • Crimes violentos: ferimentos por arma de fogo, arma branca, espancamento

“Resumindo, a importância de um centro de trauma é inegável. Esses centros oferecem o melhor atendimento possível aos pacientes vítimas de trauma, aumentando as chances de sobrevivência e reabilitação”, afirma o coordenador do Centro de Trauma do Hospital São Luiz Campinas.

Fonte Capovila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa