Notícias

Chocolate: mitos e verdades sobre o ‘vilão’ da Páscoa em relação a pele

Especialista explica a relação da acne com o consumo do chocolate.

Todo ano, quando a Páscoa se aproxima, uma dúvida antiga vem à tona: afinal, o chocolate realmente causa acne? Esse é, na verdade, um daqueles alimentos que apesar de amado pela maioria das pessoas, também é visto como ‘vilão’ por alguns. 

A dermatologista Fernanda Nichelle explica para AnaMaria Digital que nenhum estudo científico conseguiu até o momento correlacionar diretamente a piora da acne ao consumo de chocolate. Ela alerta, porém, que o consumo de chocolate. Ela alerta, porém, que o consumo exagerado pode, sim, agravar o quadro.

“Isso porque o chocolate possui alto teor lácteo, tem grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados), aditivos, gordura hidrogenada e elevado índice glicêmico, o que aumenta a oleosidade da pele e pode agravar o de espinhas.

LADO BOM

Mas como tudo na vida, o cacau também tem seu lado bom. O alimento, inclusive, possui muitos benefícios, quando consumido sem exagero, é claro! Dentre eles está a melhora de humor, regulação do sono, aumento do apetite, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e funções intelectuais. 

“O chocolate é considerado um potente antioxidante, devido a sua riqueza em alguns minerais essenciais como o potássio, magnésio, cobre e ainda os polifenóis, auxiliando na batalha contra o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares”, destaca a médica. 

Podemos então dizer que o chocolate é inimigo de uma pele bonita? Segundo Nichelle, depende da escolha.  “Se for o chocolate branco, sim! Ele pode ser considerado um inimigo, pois não é feito da semente, mas sim da manteiga de de cacau, ou seja, totalmente à base de gordura hidrogenada e açúcar. Ele não possui cacau, nem substâncias antioxidantes, e pode ter mais de 50% de açúcar em sua composição”, ela diz.

ESCOLHA CERTA

Portanto, um chocolatinho aqui e outro ali, uma vez ou outra, não faz mal a ninguém, não é mesmo? Mas a médica enfatiza que seja dada preferência aos chocolates que apresentam maior concentração de cacau em sua sua composição. Ou seja: quanto maior a quantidade, melhor a qualidade e os benefícios.

Os chocolates amargos, por exemplo, aqueles acima de 70% de cacau, são os mais recomendados. Geralmente, ele é produzido com as próprias sementes do cacau, sem adição de leite.  Por isso, este tipo consegue concentrar de forma muito mais expressiva as suas propriedades antioxidantes. “Sem dúvidas, é a melhor opção. Inclusive, estudos afirmam que o seu consumo regular (até 40g por dia) faz bem não só para a pele, mas também para a saúde. Fazendo a escolha correta, pode comer sem culpa. E sem exagero!”, alerta a médica.

Fonte Revista Ana Maria

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e…

12 horas ago

La Fornalha Pizzaria 20/04/2025

A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…

12 horas ago

Tulha Bar 20/04/2025

Tulha Bar é um ambiente alegre e descontraído para momentos de lazer. Ideal para se…

13 horas ago

Faleceu dia 20/04/2025 – O Sr. José Roberto da Silva (Nêgo)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. José Roberto da Silva (Nêgo), aos 67 anos,…

14 horas ago

Comemoração Especial Marca os 70 Anos de Dona Terezinha

Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…

1 dia ago

Lanchonete Dogs.com 19/04/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

2 dias ago