Notícias

Cientistas descobrem anticorpo que protege contra todas variantes da Covid-19

Descoberta liderada pela Universidade do Texas pode ajudar no desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos para a doença

Cientistas descobriram um anticorpo capaz de neutralizar todas as variantes do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Chamado SC27, o anticorpo foi descoberto e isolado de um único paciente por pesquisadores de diferentes instituições liderados pela Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos. A novidade foi publicada na revista científica Cell Reports Medicine em agosto.

A equipe isolou o anticorpo como parte de um novo estudo sobre imunidade híbrida — combinação de infecção e vacinação — ao vírus da Covid-19. Usando tecnologia desenvolvida ao longo de vários anos de pesquisa sobre anticorpos, os pesquisadores obtiveram a sequência molecular exata do anticorpo, abrindo a possibilidade de “fabricá-lo” em uma escala maior para tratamentos futuros.

A descoberta do SC27 e de outros anticorpos semelhantes no futuro nos ajudará a proteger melhor a população contra as variantes atuais e futuras da Covid”, diz Jason Lavinder, professor assistente de pesquisa no Departamento de Engenharia Química McKetta da Escola de Engenharia Cockrell e um dos líderes da nova pesquisa, em comunicado à imprensa.

Desde que o vírus da Covid-19 foi descoberto, ele evoluiu rapidamente e, a cada nova variante, ele se torna resistente a vacinas desenvolvidas e tratamentos. Com isso, o objetivo da atual pesquisa é desenvolver uma vacina universal que possa gerar anticorpos e uma resposta imune com ampla proteção contra o vírus e suas mutações.

Como estudo foi feito?

Os anticorpos se ligam a uma parte do vírus chamada proteína spike, que funciona como um ponto de ancoragem para o vírus se fixar e infectar as células do corpo. Ao bloquear a proteína spike, os anticorpos previnem essa interação e, portanto, também previnem a infecção.

O anticorpo SC27 reconheceu as diferentes características das proteínas spike nas diferentes variantes da Covid-19. Os pesquisadores da Universidade de Texas, que foram os primeiros a decodificar a estrutura da proteína spike original, verificaram quais eram as capacidades do SC27 na neutralização das variantes do vírus.

Para isolar o anticorpo, eles utilizaram uma tecnologia chamada Ig-Seq, que oferece aos pesquisadores uma visão mais detalhada da resposta dos anticorpos à infecção e à vacinação, usando uma combinação de sequenciamento de DNA de célula única e proteômica.

Além da descoberta do anticorpo, a pesquisa revelou que a imunidade híbrida oferece maior proteção baseada em anticorpos contra exposição futura em comparação com infecção ou vacinação isoladamente.

Fonte CNN

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Revisão de 3% na remuneração dos servidores é aprovado

Projeto aprovado também prevê aumento de 70 reais no auxílio alimentação; confira o que os…

6 horas ago

Fatec de Porto Ferreira tem vagas para alunos classificados no Provão Paulista: inscrição termina nesta sexta-feira

Ao todo são 10 mil vagas no Estado em cursos superiores no segundo semestre Estudantes…

8 horas ago

4ª Corrida SEST SENAT + Saúde

No último domingo, dia 06, nossa cidade foi palco de um grande evento esportivo que…

10 horas ago

Câncer causa média de 698 óbitos por dia, de acordo com dados do último ano

Médico destaca importância de diagnóstico precoce e tratamento adequado O câncer é uma das principais causas…

12 horas ago

Último dia para inscrição na Feira de Recrutamento Online exclusiva para PcD da Arteris Intervias

A concessionária faz seleção de candidatos residentes dos municípios de Araras, Casa Branca, Santa Cruz…

13 horas ago

Justiça não consegue bloquear R$ 2,1 milhões de banco usado por golpistas contra prefeitura em SP

Polícia Civil investiga caso ocorrido no dia 24 de março na Emei Nona Catharina, em…

15 horas ago