Notícias

Cobrador recebe R$ 15,5 bi por engano de banco e é indenizado em R$ 1 mil

Um cobrador de ônibus ficou bilionário por alguns dias, mas não passou de um engano e ainda ficou no prejuízo. Jairo Xavier Evangelista, 51, recebeu R$ 15,5 bilhões da Caixa Econômica Federal em abril de 2019 e teve o cartão de crédito bloqueado pela agência quando foi avisar sobre o equívoco na época. Agora, ele será indenizado em R$ 1 mil depois de pedir R$ 10 mil em reparação.

Nos autos do processo, a defesa de Evangelista alega que ele entrou em contato com a Caixa para informar o ocorrido. E a atendente confirmou o erro na operação bilionária, explicando que o estorno seria feito no próximo dia útil. Mas não avisou que o cartão dele ficaria bloqueado até a normalização da conta.

Após o aviso da atendente, ele foi abastecer o carro e se surpreendeu na hora de pagar, pois o método de pagamento foi recusado. “Evangelista voltou para casa de tanque vazio e com um enorme constrangimento. Ademais, ficou sem poder utilizar seu veículo durante todo final de semana, não pôde sacar dinheiro ou fazer qualquer compra durante esses dias. O advogado pediu R$ 10 mil em danos morais ao cliente já que a situação gerou “enorme ansiedade, afliçåo e desconforto em razão do constrangimento sofrido. E da preocupação em saber quando poderia voltar a usufruir normalmente de sua conta”.

Em resposta, a Caixa rebateu as acusações e disse que o bloqueio ocorreu por conta de inadimplência. “Não houve em nenhum momento bloqueio indevido, uma vez que sua conta se encontra liquidada por inadimplemento (…) A verdade é que (ele) deixou de efetuar os pagamentos devidos em sua conta corrente”.

Segundo a sentença emitida pelo juiz Leonardo Tocchetto Pauperio, da Subseção Judiciária de Luziânia, em Goiás. O valor de R$ 1 mil é “justo, razoável e proporcional ao dano apurado nos autos, devendo o valor ser corrigido a partir da data do arbitramento”.

O juiz concorda que houve falha “evidente” do banco, mas pesou a falta de provas de Evangelista. “O banco, por um erro operacional seu, creditou na conta do autor uma soma vultosa de dinheiro que não lhe pertencia. Todavia, extrai-se do extrato bancário da conta que ele ficou por apenas dois dias sem conseguir utilizar o cartão . Embora tenha narrado que teve que faltar ao trabalho nesses dias em razão do ocorrido e que não conseguiu abastecer o seu carro, não juntou qualquer elemento de prova das suas alegações”.

Voltar para Notícias

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Faleceu dia 16/04/2025 – Sr. Flávio da Silveira Lopes

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Flávio da Silveira Lopes, aos 49 anos, na…

11 horas ago

Porto Ferreira-Pintor espancado morre após 17 dias internado na UTI da Santa Casa de São Carlos

Flávio da Silveira Lopes, de 49 anos, teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas após ser…

13 horas ago

Fundo Social Realiza Páscoa Solidária e Celebra Formatura de Alunas do Curso de Costura

Na última noite (16/05/2025), o Fundo Social de Solidariedade foi abrilhantado com momentos maravilhosos, repletos…

13 horas ago

Arteris Intervias prevê fluxo de 640 mil veículos durante os feriados de Páscoa e Tiradentes

Concessionária reforça orientações de segurança viária e destaca horários de pico para quem vai viajar…

14 horas ago

PAT Porto Ferreira – Vagas de Emprego

Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…

16 horas ago

GCM prende traficante no Jd. Esperança

Na madrugada da última sexta-feira (11), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando avistaram um…

16 horas ago