Alguns alimentos podem piorar as dores e, por isso, devem ser evitados durante o período menstrual
O período menstrual, apesar de temporário, pode trazer desconforto que afeta a qualidade de vida, como as cólicas.
Devido às dores, que podem ser intensas, muitas pessoas não conseguem exercer atividades do cotidiano e precisam recorrer aos medicamentos para conseguir aliviar as dores.
“Algumas mulheres experimentam apenas um leve desconforto, enquanto outras sofrem de dores intensas que podem ser debilitantes e inviabilizar atividades do dia a dia. As cólicas podem durar apenas algumas horas ou persistir por vários dias. Algumas mulheres começam a sentir cólicas antes do início do período menstrual e continuam com o desconforto durante todos os dias da menstruação”, explica a ginecologista Mila Miranda.
Quando as cólicas são frequentes e as dores severas, é importante buscar um médico para entender as causas, já que muitas vezes esse desconforto está relacionado a outras doenças, como a endometriose, por exemplo. Mudar alguns hábitos alimentares também ajuda a amenizar as dores.
“Se a paciente apresentar quadro de endometriose, deve evitar a ingestão de carnes em geral, principalmente, as vermelhas. Alimentos considerados inflamatórios também devem ser pouco consumidos ou substituídos. É importante manter um hábito intestinal diário e, para isso, a ingestão de vegetais é importante”, acrescenta Reginaldo Guedes Lopes, ginecologista e diretor de serviço do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
Segundo os especialistas ouvidos pela reportagem, alguns alimentos e bebidas podem piorar as dores causadas pelas cólicas e devem ser evitados no período menstrual. Alguns deles são:
Se você sofre de cólicas menstruais, saiba que é possível controlar e minimizar as dores de forma simples e feita em casa mesmo. Com a ajuda dos ginecologistas, listamos cinco delas. Veja abaixo.
Fonte CNN
Evento acontece de 23 a 25 de maio; inscrições já estão abertas e vão até…
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Flávio da Silveira Lopes, aos 49 anos, na…
Flávio da Silveira Lopes, de 49 anos, teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas após ser…
Na última noite (16/05/2025), o Fundo Social de Solidariedade foi abrilhantado com momentos maravilhosos, repletos…
Concessionária reforça orientações de segurança viária e destaca horários de pico para quem vai viajar…
Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…