O consumo de café tem sido debatido há décadas, com algumas pesquisas anteriores apontando riscos, enquanto estudos mais recentes mostram benefícios potenciais. Embora o café contenha acrilamida, uma substância considerada carcinogênica, a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC) concluiu que o café não é classificado como cancerígeno, a menos que seja consumido a temperaturas muito altas (acima de 65 °C). Estudos mais recentes indicam que o consumo moderado de café, até quatro xícaras por dia, pode estar associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, AVC e alguns tipos de câncer.
Além disso, os benefícios do café parecem não estar relacionados exclusivamente à cafeína, já que o café descafeinado também apresenta vantagens semelhantes devido ao teor de antioxidantes. No entanto, os estudos disponíveis são principalmente observacionais, o que significa que não estabelecem uma relação de causa e efeito clara. Em termos de saúde durante a gravidez, as recomendações variam, mas muitas orientações sugerem que o consumo moderado não é prejudicial, embora algumas fontes recomendem evitar completamente o café durante a gestação.
A dependência da cafeína é uma realidade para muitos consumidores regulares, com sintomas de abstinência, como fadiga e dores de cabeça, que podem durar de três dias a uma semana. Contudo, a maioria dos especialistas afirma que a dependência de cafeína não é equivalente a um vício forte.
Em termos de preparo, os benefícios parecem ser consistentes entre diferentes tipos de café, seja espresso, café filtrado ou solúvel.
Projeto aprovado também prevê aumento de 70 reais no auxílio alimentação; confira o que os…
Ao todo são 10 mil vagas no Estado em cursos superiores no segundo semestre Estudantes…
No último domingo, dia 06, nossa cidade foi palco de um grande evento esportivo que…
Médico destaca importância de diagnóstico precoce e tratamento adequado O câncer é uma das principais causas…
A concessionária faz seleção de candidatos residentes dos municípios de Araras, Casa Branca, Santa Cruz…
Polícia Civil investiga caso ocorrido no dia 24 de março na Emei Nona Catharina, em…