Entre as atrações estão shows musicais, exposições artísticas, feira de artesanato, feira de flores, atividades religiosas e muito mais.
A próxima edição da festa promete ser a maior de todas, com uma história que remonta a 75 anos. Para superar o sucesso do ano passado, mais de 70 mil toneladas de dolomita serão utilizadas, contando com o auxílio de mais de 500 voluntários. A pintura dos tapetes será realizada com a técnica de aerografia. Estima-se que Matão receberá a visita de 50 mil turistas ao longo dos dois dias do evento.
PALCO VIVA CULTURA I – RUA DO ESQUENTA 07 DE JUNHO – Rua Itápolis, entre a praça Alfredo de Paiva Garcia e o Parque Ecológico.
Pela valorização da cultura brasileira, o Cajuína, grupo de Taquaritinga (SP), apresenta diversidade de ritmos e estilos com forró, frevo, baianidades, MPB e samba raiz. Resgatando nomes consagrados da nossa música, como Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Novos Baianos, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso, Dominguinhos, entre outros…Cajuína vem conquistando o interior paulista.
“Nature Dub Sounds” traz mensagens e sonoridades da música Reggae através do disco de vinil. Focado principalmente nas vertentes do reggae roots, Dub UK, Steppers, contando com artistas renomados da cultura do Sound System.
A banda de Descalvado (SP) traz influências do rock e do jazz misturadas à brasilidade, onde cinco artistas se juntam em uma caldeirada de experimentação sonora, que resulta em um trabalho único e inovador. O espetáculo “Nossas Senhoras” transita na música, teatro, dança e poesia sobre situações reais em que as mulheres vivem no dia a dia durante toda sua vida. Teodora, Carmen, Elza, Jaqueline, Herculana, Francisca e Maria compõem o disco e o show com suas histórias através da música, uma experiência diferente para o público e uma investigação para os integrantes.
ABERTURA OFICIAL – 22H30
O show surgiu da ideia de homenagear um dos artistas mais incríveis e complexos de nossos país. Sua obra fala por si só. Delicada, explosiva e grandiosa… o que torna Cazuza eterno! Nesse show cheio de energia e emoção, Rafael Duaity traz para o seu universo a releitura de canções que marcaram a vida de tantas pessoas, colocando sua identidade em cada música, mas sempre fiel a obra do eterno Cazuza.
Mixando a diversidade de gêneros e ritmos da música, o coração musical da Tocaya bate forte nas brasilidades, ecoando tambores ancestrais com pegadas eletrônicas contemporâneas num embalo que não deixa ninguém parado. Tocaya é uma festa de música brasileira realizada por Jônatas Micheletti e Nat Rozendo desde 2017. Sediado em Araraquara (SP), o projeto é itinerante, tendo passado por espaços públicos e privados, com a missão de espalhar arte, música e movimento.
Trazendo expressões musicais do interior dos EUA e Inglaterra, a banda Coyote Caramelo busca reverberar no interior do estado de São Paulo um repertório de canções influenciadas pelo folk, rock e blues. No setlist, estão versões de Buffalo Springfield, Jethro Tull, John Mayer, The Wood Brothers, entre outros. É nessa mistura de interiores que a banda expressa sua origem, totalmente rural.
Com apresentações memoráveis nos Festivais Soulvision, Trance in Moon, Resgate da Natureza, e Festas como, Four Elements, Sank.ara, Alien Trip, Dj Pimenta foi ganhando respeito e admiração se tornando um dos expoentes da música eletrônica da região. Com mixagens variadas e precisas, sempre mantém o Dancefloor em alta, além de se destacar como idealizador e organizador do núcleo SideMoon.
ABERTURA DA EXPOFLOR
Na quarta-feira (07/06), às 20h00, o Rotary Club de Matão realiza a solenidade de abertura da 25ª Feira de Flores e Plantas de Holambra, a Expoflor 2023, na praça “Alfredo de Paiva Garcia”. A visitação e comercialização de flores e plantas acontecerão até sábado (10/06).
A Expoflor é realizada pelo Rotary Club, com apoio da Prefeitura de Matão e da iniciativa privada. Toda a arrecadação será revertida para a compra e manutenção de muletas, cadeiras de roda, de banho e andadores, utilizados em ações assistenciais.
PALCO VIVA CULTURA II – SALA MULTIUSO – CASA DA CULTURA – 08 DE JUNHO
No ano de 2023, os três coros se unem num cover do Projeto EmCantar, levando músicas da MPB e do Cancioneiro Popular para todas as partes da cidade.
O coro fundado pelo maestro e regente Danilo Gomez em 2015 se dedica ao estudo de técnicas vocais e prática de repertório, com o objetivo de formação musical, e proposta didático-pedagógico. Realiza apresentações e concertos temáticos integrado aos concertos da Orquestra Jovem de Matão (fundada em 2016). A Orquestra Jovem e o Coral de Matão são projetos da Escola de Música e Artes Danilo Gomez, que tem cunho sociocultural por proporcionar entretenimento de alta qualidade, formação musical e inclusão social, além de oportunidade de profissionalização na música.
No show com obras idiomáticas para o Violão de 7 Cordas de Aço, Lamas interpreta composições autorais do seu álbum recém lançado Bem acompanhado, além de arranjos inéditos que exploram a técnica contrapontística da linguagem do Choro e Samba com temas consagradas da música popular brasileira como Sim, Na baixa do sapateiro, Folhas Secas, Aqui, oh, entre outros!
MARIAS é um grupo vocal fundado pela Profª Nimuendaju Oliveira, que desde 2017 é projeto do Centro de Referência da Mulher de Matão “Nica Pinotti”. Trata-se de um grupo feminino que busca na música a oportunidade de expressar-se artisticamente. O grupo realiza pesquisas musicais regionais, dando preferência para a região do nordeste do Brasil, como o Baião, Xote, Xaxado e Forró, porém sem deixar outros ritmos brasileiros que tanto contribuem para a formação cultural do Brasil.
Grupo Coro e Osso uma cantoria que atravessa o tempo e inspira a vida! Assim é a trajetória do Grupo Coro e Osso que, desde 1990, desenha sua história sob o signo da ação: pesquisa, experimentações da voz e do corpo em cena, intercâmbios entre coros e regentes, produção de espetáculos e CDs que dialogam com públicos de dentro e de fora do País. O prazer de cantar e o comum interesse pelo canto coletivo uniram este grupo eclético de pessoas, aliançado às inquietações estéticas de Luiz Piquera, maestro e diretor artístico do Coro e Osso desde sua fundação. O grupo constitui uma Associação Cultural sem fins lucrativos e dentre seus principais trabalhos estão a produção dos CDs “Aliás” (com arranjos inéditos de Luiz Piquera para canções de Djavan) e “Outro – Suíte Música Vogal” (obra composta por Luiz Piquera).
— Foto: Divulgação: Prefeitura de Matão
PALCO VIVA CULTURA III – RUA RUI BARBOSA – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – 08 DE JUNHO
Compositor, cantor, locutor e idealizador de projetos como Grupo Mensageiros Mc’s e Vem somar com nóis, Celo traz sua experiência com áudio, vídeo e discotecagem através de suas mensagens.
A dupla, que já participou de abertura de vários eventos e shows como de “Liu e Léo”, “Lourenço e Lourival” e “As Marcianas”, apresenta seu estilo sertanejo dos “modões” românticos e dançantes de viola e violão.
Músico, arte-educador e professor de música há 16 anos, Cesár tem o propósito de levar a música a todos aqueles que tenham interesse em aprender algum instrumento. Atualmente trabalha com musicalização infantil e introdução musical ao violão, viola, teclado, guitarra e canto, de forma didática e lúdica, e vem cantando e encantando ao som acústico de voz e violão.
Natural de Morrinhos/GO, Rodrigo Morais encanta com sua voz grave e inconfundível. Seu último projeto foi como primeira voz na dupla Rodrigo Morais & Murillo. Em seus shows Rodrigo Morais mistura música, entretenimento e um estilo único, trazendo sucessos atuais da música sertaneja, mas sempre recordando os grandes nomes do gênero, tornando um show inesquecível para seu público.
Cantor da cidade de Matão, que se iniciou na música em 1998 e em 2014 passou a fazer parte de bandas e duplas sertanejas. Com algumas músicas gravadas, em 2023 lança seu projeto de carreira Solo, apresentando-se em bares, choperias, festas universitárias, eventos em geral.
PALCO VIVA CULTURA IV – ESQUINA DA CASA DA CULTURA – 7 DE SETEMBRO – 08 DE JUNHO
A Folia de Santos Reis são cortejos que ocorrem entre o Natal e a Festa de Reis como auto popular, um teatro do povo. É religioso, sagrado e ao mesmo tempo folclórico, por isso é tão rico. Durante o ano a Cia. também faz visitas a várias famílias devotas e participa de encontros em várias cidades da região levando a nossa cultura e nossa tradição.
ATIVIDADES RELIGIOSAS
Missas: 7h00, 9h00, 11h00 e 16h00
Procissão: 17h00
Entidades participantes:
Associação Pão Nosso, Batucada na Geral, Instituto NAF Matão, Grupo Escoteiros Terra da Saudade, Anjos da Noite e Coletivo Pose da Liberdade;
Associação das Pessoas com Deficiências de Matão (ADEMA), Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA), ONG Amigos da Mulekada, Grupo Escoteiros Matão, GASPA, Centro Espírita Celeiro de Luz Matão, Lar São Vicente de Paulo (Asilo) e Associação Paulista Feminina de Combate (APFCC).
Vendas de Camiseta da festa, Chaveiro, Boton Personalizado e Imã de Geladeira
Fonte EPTV
Segundo a Constituição Federal, o nosso país é um Estado Democrático de Direito, governado pelos…
O prefeito André Braga determinou ao setor de Fiscalização de Posturas que intensifique o levantamento…
Em uma iniciativa que visa fortalecer a parceria entre o poder público e os feirantes,…
O Museu Municipal Professor Flávio da Silva Oliveira, localizado no Parque Linear Dorival Braga, abre…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Maria Ap. Martins Rocha (Mariinha), com 94 anos…
A ministra Nísia Trindade (Saúde) durante coletiva de imprensa para detalhar as ações de prevenção…