Dengue: com mais 12 casos confirmados na semana, total em 2024 já é igual ao registrado em todo ano passado

Dengue: com mais 12 casos confirmados na semana, total em 2024 já é igual ao registrado em todo ano passado

Porto Ferreira tem 48 casos confirmados no ano e 245 suspeitas aguardam resultados

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou nesta sexta-feira (01/03) uma nova atualização sobre os casos e notificações de dengue no município.

De acordo com os números, foram confirmados mais 12 casos nesta semana e o total agora é de 48 positivos no ano. É o mesmo número de registros confirmados em todo o ano de 2023.

Na semana passada eram 182 suspeitas aguardando resultados de exames. Agora, são 245. As notificações (positivos, negativos, aguardando resultados e inconclusivos) eram 324 e, hoje, são 467.

O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. Neste sábado (02/03) a equipe estará fazendo controle de criadouros nos bairros Cristo Redentor, Jardim Santa Rosa 1 e 2 e Serra D’Água. Hoje, estão trabalhando nos mesmos bairros e também fazendo comunicação social nas Unidades de Saúde e em alguns estabelecimentos, como supermercados.

O número de pontos com larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade.

Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.

A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa