NESTA SEGUNDA-FEIRA (4), É O DIA MUNDIAL DO CÂNCER. SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, CÂNCER DE PELE É O MAIS INCIDENTE NO BRASIL, RESPONSÁVEL POR 31,3% DO TOTAL DE CASOS.
O câncer é um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células, formando tumores que podem invadir tecidos e órgãos. É causado por mutações no DNA das células, sendo uma das doenças mais frequentes no Brasil e no mundo.
Nesta próxima segunda-feira (4), é comemorado o Dia Mundial do Câncer, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar informações sobre prevenção e controle da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer que mais predomina no Brasil é de o pele não melanoma, responsável por 31,3% do total de casos. Esse tipo de tumor tem alta chance de cura desde que seja detectado e tratado precocemente. O dermatologista da Santa Casa Clínicas de São Carlos, Pedro Benelli, explica que existem três tipos de câncer mais comuns:
“Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele, a gente vai ter exposição ao sol como a mais importante, seja prolongada e crônica, quanto aquela que causa as famosas queimaduras. Também existe histórico familiar, ter um parente de primeiro grau com história de câncer; pessoas de pele mais clara tem um risco maior porque tem menos do fator protetor que é a melanina; a idade, mas o câncer de pele pode acontecer em qualquer faixa etária; pacientes imunossuprimidos, transplantados renais e pacientes que foram expostos algum tipo de radiação”, disse o dermatologista.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas do câncer de pele são:
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente pode destruir essas estruturas. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
“A importância do diagnóstico precoce está no fato de que o tratamento é mais eficaz e mais viável quando a doença é identificada no estágio Inicial. Uma das grandes vantagens do câncer de pele é que ele está externo e a gente consegue ver e detectar lesões muito pequenas e precoces. Detectado precocemente, as opções de tratamento são muito mais conservadoras e tem uma maior chance de sucesso com taxas de cura bem altas”, explicou Benelli.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O médico também disse que atualmente existem diversas terapias para o tratamento do câncer de pele e a escolha depende do tipo específico do estágio da doença, além de localização, tipos das lesões e as condições gerais de cada paciente. O tratamento poder ser feito por cirurgia para retirada da lesão, radioterapia, quimioterapia, além de imunoterapia, que são terapias mais modernas.
“A prevenção envolve práticas diárias que protegem a pele dos danos causados pela radiação ultravioleta, podemos citar o uso regular do protetor solar; evitar a exposição ao sol durante os horários de pico, das 10h às 16h quando os raios são mais intensos; uso de roupas de proteção; procurar mais as sombras e evitar as câmeras de bronzeamento artificial. Também criar hábitos desde muito cedo, estimular nas crianças sobre a importância de proteção ao sol e das práticas seguras. Além disso, realizar exames de pele regulares e estar atento a qualquer mudança na pele serão comportamentos essenciais para detectar precocemente qualquer sinal desse câncer de pele”, completou.
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Flávio da Silveira Lopes, aos 49 anos, na…
Flávio da Silveira Lopes, de 49 anos, teve traumatismo craniano e múltiplas fraturas após ser…
Na última noite (16/05/2025), o Fundo Social de Solidariedade foi abrilhantado com momentos maravilhosos, repletos…
Concessionária reforça orientações de segurança viária e destaca horários de pico para quem vai viajar…
Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…
Na madrugada da última sexta-feira (11), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando avistaram um…