Devido a obras de reparo em adutora, Parque Henriqueta ficará fechado até o dia 20 de novembro
13/11/2024
0 ComentáriosO Parque Ecológico Henriqueta Libertucci, localizado no Jardim Progresso, ficará fechado para a visitação do público até o próximo dia 20 de novembro (quarta-feira), conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria (Semaz) da Prefeitura de Porto Ferreira.
O motivo é uma pequena obra que está sendo executada no local pela concessionária BRK Ambiental, em função do rompimento de uma adutora que passa por aquela área.
Histórico da área
O Parque Henriqueta Libertucci, que completa 15 anos no próximo dia 28 de novembro, ocupa uma privilegiada área central em Porto Ferreira e atrai um grande número de visitantes com suas diversas atrações, como parquinho de diversão, brinquedos, pista de caminhada, entre outras, fora a natureza e fauna exuberantes, com diversas espécies de vegetação e animais.
O histórico daquela área tem início em 25 de setembro de 1914, quando o então intendente do município, coronel Bento José de Carvalho, doou a área de terra provida de nascentes, juntamente com outra indicada pelo então vereador Paschoal Salzano, a qual foi recebida por escritura pública pela Câmara Municipal de Porto Ferreira.
No local, foram iniciados os serviços de limpeza, de construção de reservatórios, de casa de máquinas e, com a compra de bombas, canos e conexões, iniciou a primeira captação e distribuição de água potável da cidade, pela Empresa de Melhoramentos de Porto Ferreira.
No dia 6 de janeiro de 1915, com grande foguetório, inaugura-se a distribuição dessa água à população ferreirense, marcando conquista desse grande benefício para a cidade. Com o passar dos anos e com o aumento da população, houve a necessidade de procurar novos mananciais. No final do ano de 1958, o então prefeito, Oswaldo da Cunha Leme, inaugura a Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira (ETA), cuja captação é feita no rio Moji-Guaçu até os dias de hoje. Desta forma, desativa-se parcialmente a captação da água na área do Parque Henriqueta Libertucci.
Quem foi Henriqueta Libertucci
Henriqueta Libertucci nasceu no dia 8 de dezembro de 1883, na Itália, na Província de Campo Basso. Filha de Ângelo Marcocham e Maria Antonia Charo. Faleceu em 7 de agosto de 1965. Casou-se aos 16 anos, com Miguel Libertucci, que era mais velho que ela uns 20 anos. Miguel era viúvo e tinha uma filha chamada Egornatella Libertucci.
O nome correto de Henriqueta era Rocheta Marcocham. E de Miguel era Micheli Libertuchi, segundo dados colhidos da certidão de nascimento da filha Maria Libertucci, datada de 28/2/1903.
Dessa união matrimonial nasceram 10 filhos: Ângelo, casado com Rosa Crippa; Pedro, casado com Deolinda Lima; Sebastião, casado com Luiza Sanches; Aparecido, casado com Maria Luiza Oliveira; Rosa, casada com Ângelo Menin; Maria; Constança, casada com Gino Massoni; Antonieta, casada com Armando Scheffer; Luzia, casada com Rodolfo Maçoneto; e Domingas, falecida quando criança.
Nasceram no parque: Sebastião, Antonieta, Aparecido e Luzia. Dona Henriqueta era uma mulher muito enérgica e trabalhadora. Além de cuidar dos filhos, da casa, ela ainda ajudava o marido nos afazeres relacionados aos cuidados com os tanques e manutenção do local.
Conta-se que Henriqueta aprendeu a nadar limpando os tanques, pois era preciso mergulhar para alcançar o fundo destes. Os tanques eram lavados todos os fins de semana. Na ausência do marido, Henriqueta ficava responsável por cuidar das duas bombas de água, que por terem motores a vapor precisavam de vigilância permanente, pois trabalhavam intermitentes, uma de cada vez. As bombas não podiam parar, visto que isto interrompia a distribuição de água da cidade. Ainda administrava o sítio da família, onde mantinha horta, plantação de laranjas e criação de porcos.
A família Libertucci trabalhou no parque entre os anos de 1914 e 1947. O local, também conhecido como “mina da Henriqueta”, era muito visitado, devido a sua beleza natural e a curiosidade das pessoas em conhecer os tanques de água. Acabou por se configurar em um local de passeio, educação e turismo.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?