Veículo deixou de ser fabricado no Brasil há 27 anos, mas continua despertando paixão com seu charme e estilo.
O Fusca deixou de ser fabricado no Brasil há 27 anos, mas mesmo depois de tanto tempo continua despertando paixão com seu charme e estilo. Prova disso é que o modelo da Vokswagen tem um dia dele no calendário brasileiro, comemorado nesta sexta-feira (20).
Apaixonado por Fusca, o influenciador digital Andrey Mascarin, de São Carlos (SP) tem não um, mas nove carros, de várias cores e versões. O valor estimado dos veículos gira em torno de R$ 200 mil, mas ele nem pensa em vender. Pelo contrário, ainda quer aumentar mais sua coleção.
A coleção começou com um charmoso Fusca 1.500, ano 1974, cor ‘verde hippie’, comprado de um vizinho. Já o modelo mais novo é o de 1996, último ano que o carro foi produzido no Brasil.
O Fusca chegou a representar 30% da frota de veículos do Brasil. Atualmente, de acordo com um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), existem cerca de 650 mil Fuscas ativos no estado, desde a versão 1.200 cilindradas ao moderno New Beetle.
Um deles é o Fusca da cor ocre marajó, 1973, do vendedor Tiago Ripoli, de São Carlos (SP). Fã do fusquinha desde criança, influenciado pelo pai.
“Esse fusca está com a gente há quase 20 anos. Meu pai ia viajar direto com ele, mas sempre cuidava. Andar de Fusca é nostálgico, é prazer puro”, disse.
O modelo Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porshe, com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ao logo dos anos passou pela modernização em sua mecânica, estética e começou a ser utilizado com várias finalidades, como uso pelo correio e até como veículo militar durante a Segunda Guerra Mundial, em 1939.
O carro teve mais de 21 milhões de exemplares produzidos e ganhou apelidos pelo mundo: Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino.
No Brasil, o Fusca, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais. Chamado carinhosamente de fusquinha e fuscão, tinha motor 1500 cilindradas e cores fortes como laranja e verde abacate.
A produção brasileira chegou a ser paralisada em 1986, mas foi retomada em 1993 pelo, então presidente Itamar Franco, saindo de linha.
Fonte EPTV
Diagnóstico precoce é considerado importante para identificar a doença rara, que leva à formação óssea…
Prefeito e secretário fizeram vistoria e anunciaram medida para solução do problema O prefeito André…
Comunicamos com pesar o falecimento da Sra. Alzira da Silva, com 86 anos de idade…
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Sebastião Alves Borges (Tião sorriso), com 80 anos…
Secretária de Saúde, Nayara Carreira, e o prefeito André Braga durante anúncio das equipes Serão…
Ato simboliza compromisso do chefe do Executivo com a cidadania e o fortalecimento das responsabilidades…