Notícias

Divisão de Ensino discutiu o Transtorno Opositor Desafiador em formação online para profissionais da Educação

Psicóloga apresentou informações e sugestões de manejo dos desafios dentro da sala de aula

A convite da Divisão de Ensino da Secretaria de Educação, a psicóloga Lígia Camilo Zampronio realizou uma formação online para os profissionais da rede municipal de ensino, no último dia 26 de julho, acerca do Transtorno Opositor Desafiador – TOD. A live é parte integrante de um ciclo de palestras organizado pela equipe multiprofissional da Seduc. Por vezes, o transtorno é confundido com birra ou falta de educação.

A psicóloga, que já atuou no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Porto Ferreira, explanou sobre o transtorno, suas causas, suas características e como os profissionais da Educação podem identificá-lo. Normalmente, o diagnóstico não é realizado em crianças com idade para frequentar a Educação Infantil, já que algumas características se assemelham com as da própria infância. A rede municipal de ensino de Porto Ferreira possui cerca de 10 crianças laudadas com TOD.

Os principais sintomas do Transtorno Opositor Desafiador são: ansiedade, agitação, dificuldade em controlar as emoções, humor irritável, comportamento agressivo, brigas com colegas, descumprimento de normas e regras, provocação dos adultos responsáveis (professores e equipe), dificuldade em seguir as atividades propostas, frustração ao ser repreendido e reação de birra.

O TOD não é considerado um transtorno de aprendizagem, pois seus sintomas não afetam cognitivamente a aprendizagem, mas dificultam as relações interpessoais, que podem gerar conflitos no âmbito escolar, levando às dificuldades no desenvolvimento pedagógico, na atenção, na aquisição de novas informações e potencializando a baixa autoestima, que pode causar desinteresse e evasão escolar.

As crianças e adolescentes com TOD geralmente possuem baixa autoestima, acreditando que são um problema para todos, que não conseguem ter amigos e que não são tão bons ou importantes quanto outras pessoas de sua idade. Esses pensamentos podem ser decorrentes do fato de serem rotulados como desrespeitosos por brigar demais e não obedecer, o que tem ligação direta com seus comportamentos impulsivos, desafiadores e opositores.

O transtorno também se manifesta por comportamentos obstinado, argumentativo e desafiador. Esse padrão do comportamento geralmente resulta em grandes prejuízos no funcionamento pessoal, familiar, social e educacional. Daí a importância de o professor avaliar estratégias pedagógicas que tenham como objetivo motivá-los.

De acordo com a psicóloga, o professor precisa criar vínculos com o aluno, possibilitando construções bem-sucedidas, para que o aluno possa vê-lo de forma respeitosa. Do contrário, o aluno com TOD poderá sustentar a percepção da figura de autoridade como alguém ameaçador.

“O momento de formação possibilitado pela psicóloga Lígia é de grande importância para nossa rede e complementa o trabalho desenvolvido por nossa equipe multiprofissional e pela Coordenação Pedagógica de Educação Especial”, comentou a chefe da Divisão de Ensino, professora Keila Marcondes.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Voltar as notícias

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Comemoração Especial Marca os 70 Anos de Dona Terezinha

Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…

20 horas ago

Lanchonete Dogs.com 19/04/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

22 horas ago

Barão Beer 19/04/2025

Barão Beer é uma Choperia com Circuito Gastronômico, Bebidas, Porções, Chopp, diversos Pratos Gastronômico e sempre…

22 horas ago

Faleceu dia 19/04/2025 – Luiz Antonio Borges (Luizão)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Luiz Antonio Borges (Luizão), aos 75 anos, na cidade…

2 dias ago

Unhas fracas, quebradiças ou espessas podem indicar problemas de saúde

Mudanças na superfície, na cor, na espessura e na textura podem sugerir falta de vitaminas,…

2 dias ago

Liliane Guethe Encanta o Público em Palestra da APARA

🎤 Na última semana, tivemos a honra de acompanhar a palestra inspiradora de Liliane Guethe…

2 dias ago