Escola Mário Borelli Thomaz ampliará o tempo de permanência dos alunos na escola a partir de 2024

Escola Mário Borelli Thomaz ampliará o tempo de permanência dos alunos na escola a partir de 2024

Mudança para o ensino em tempo integral atingirá todas as salas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

A partir do ano letivo de 2024, a EMEFM Mário Borelli Thomaz – maior escola pública da rede municipal, localizada no Centro de Porto Ferreira – ofertará ensino em tempo integral para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A permanência dos alunos na escola será ampliada em duas aulas, com um currículo diversificado, mas em consonância com o Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta de ampliar a carga horária dos alunos de 5 para 7 horas diárias busca atender ao Plano Nacional de Educação (PNE). A Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece o oferecimento de educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica.

O objetivo primordial é assegurar desenvolvimento e formação integral de crianças e adolescentes, por meio de um currículo integrado. O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pelo Governo Federal, prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral, ampliando a jornada de tempo.

Na EMEFM Mário Borelli Thomaz os períodos de atendimento aos turnos da manhã e tarde, com as devidas adequações nos horários de intervalos para merenda e lanche dos alunos, acontecerão das 7h às 14h15 e das 11h às 18h15.

A ampliação da carga horária dos estudantes nas unidades educacionais da rede municipal vai ao encontro do movimento já realizado nas escolas estaduais desde o ano de 2012. De acordo com pesquisa realizada pelo Governo do Estado de São Paulo junto a professores e estudantes da rede pública estadual, 95% estão satisfeitos com as escolas integrantes do Programa de Ensino Integral.

Em consonância com a proposta estadual, a ideia é ofertar conteúdos e abordagens mais atuais, buscando a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. As atividades devem abranger aspectos intelectuais, físicos, socioemocionais e culturais, formando jovens autônomos, solidários e preparados para objetivos futuros.

A diversidade foi pensada para cada uma das disciplinas regulares, de forma a complementar o aprendizado dos alunos. Assim, dentro do estudo de Língua Portuguesa serão incluídas oficinas literárias, com introdução às diversas literaturas, como a dos povos originários, afro-brasileira e africana, portuguesa e brasileira; o estudo da Matemática ganhará o componente curricular de práticas experimentais; no estudo de Ciências serão incluídas práticas laboratoriais e experimentais, além de consciência ambiental; a disciplina de História será complementada com educação em direitos humanos, ética e cidadania; e a disciplina de Geografia também abrangerá a geopolítica e cartografia.

“Em conjunto com as demais metas do Plano Nacional de Educação, a ampliação da jornada escolar busca garantir a qualidade da educação em todas as etapas e modalidades da educação básica, assim como buscar melhores resultados de aprendizagem”, comentou a professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, secretária de Educação.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa