Escolas adotam nova plataforma de leitura com a objetivo de auxiliar o desempenho dos estudantes
19/11/2024
0 ComentáriosO Elefante Letrado é uma plataforma de literatura que apoia o desenvolvimento do hábito de leitura e das habilidades leitoras. É disponibilizada aos municípios, de forma gratuita, em uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, são 340 municípios do Estado de São Paulo que utilizam o recurso.
A plataforma realiza avaliações periódicas de Fluência Leitora, na qual uma Inteligência Artificial classifica e reclassifica o nível de leitura dos alunos da rede de acordo com critérios pré-definidos, a partir de áudios de leitura gravados.
Todas as escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais do município de Porto Ferreira estão sendo contempladas. Neste ano há previsão de que cada turma tenha no mínimo uma hora de acesso à plataforma, no horário escolar e, depois, individualmente, cada aluno cumpra uma meta semanal de, no mínimo, 20 minutos de leitura.
A atividade ocorre em tablets e computadores disponibilizados pelas escolas. Cada aluno possui seu login e senha e podem também utilizar a ferramenta fora do horário escolar, sendo possível realizar tarefas atribuídas pelo professor, diretamente na plataforma.
Por possuir uma arquitetura de gamificação, ou seja, a aplicação de recursos de jogos em contextos de não-jogo para mudar o comportamento das crianças, a ferramenta de leitura conquistou o público infantil e gerou um grande nível de adesão e engajamento.
“Dentro do período de utilização, de setembro a outubro, Porto Ferreira oscilou entre 97% a 98% de ativação da plataforma, o que significa intenso trabalho dos diretores, coordenadores e professores da rede que se empenharam por utilizar junto com seus alunos a ferramenta de leitura”, relatou a secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.
Deixe um comentário
Cancelar resposta?