Escorpiões assustam moradores em períodos de chuva; saiba o que fazer em caso de picada

Escorpiões assustam moradores em períodos de chuva; saiba o que fazer em caso de picada

Quem mora perto de terrenos baldios cheios de entulho fica ainda mais preocupado. Centro de Controle de Zoonoses já registrou quatro acidentes de pessoas que foram picadas este mês.

O calor e o excesso de chuva têm contribuído para o aparecimento de escorpiões em São Carlos (SP). Quem mora perto de terrenos baldios cheios de entulho fica ainda mais preocupado porque convive com o perigo constante.

O mês de janeiro ainda nem terminou e o Centro de Controle de Zoonoses já registrou quatro acidentes de pessoas que foram picadas, mesmo número registrado na comparação com o mesmo mês de 2022. Mas na comparação com 2021 houve um aumento de 33%.

escorpião gosta de lugares escuros e úmidos, então é preciso deixar os quintais limpos, não acumular entulho ou material de construção, tampar ralos e saídas de água de chuva, proteger frestas de porta e janelas e não colocar a mão em locais que não se consiga enxergar.

A médica veterinária e supervisora da unidade de Zoonoses, Luciana Karina Marchetti, explicou que, com as chuvas constantes, os escorpiões ficam mais escondidos e procuram abrigos seguros.

Cuidados antes de dormir

Moradora no bairro Cidade Aracy II, a dona de casa Edineuda Pereira vive ao lado de um terreno, cheio de lixo doméstico e entulho. Ela já encontrou dois escorpiões em casa.

“Eu vou arrastando o que tem, ando reparando, vou pegar a toalha de banho e olho, o pano da pia sacudo porque tenho medo. Olho cobertor, ao redor da cama, cômodas para depois ir dormir”, contou.

Todo esse cuidado é por medo, já que em outra situação a filha dela foi picada. A dona de casa achou que a menina, na época com 12 anos, não sobreviveria.

Picada e fortes dores

Escorpiões assustam moradores de São Carlos (SP) — Foto: Maurício Andrade/EPTV
Escorpiões assustam moradores de São Carlos (SP) — Foto: Maurício Andrade/EPTV

A supervisora do Centro de Controle de Zoonose explicou que o acidente com escorpiões causa fortes dores no local da picada.

Os sintomas entre as crianças podem ser agravados rapidamente. Por isso, há a necessidade de socorrer a vítima o quanto antes.

“Um adulto saudável dificilmente tem complicações além da dor. Mas a criança pode apresentar vômito, períodos de agitação e sonolência, taquicardia, sudorese e nesse estágio já deve estar lá na Santa Casa sendo avaliada pela equipe médica”, disse.

Segundo ela, nem sempre as medidas preventivas funcionam, por isso quando acontece o acidente o socorro rápido é fundamental.

Em caso de aparecimento de escorpiões, acione o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade.

Fonte EPTV

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa