Público poderá acompanhar uma apresentação envolvente, repleta de dança, música e elementos históricos, que expressam o sentimento do povo espanhol. População também poderá participar de uma oficina gratuita para vivenciar a cultura flamenca.
O espetáculo “A Compá del Tiempo” – dança e música flamenca traz, gratuitamente, à cidade de Porto Ferreira, um misto de dança, música, história e os sentimentos representados pela arte flamenca. Esta apresentação artística e cultural acontecerá no domingo, 22 de setembro, no Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand (Rua São Sebastião, 324), às 19h30.
A cultura flamenca surgiu do encontro de vários povos refugiados de guerras, inquisições e perseguições que culminaram no sul da Espanha. Neste espetáculo, que tem como objetivo difundir esta cultura envolvente e cheia de significado, o público poderá se encantar com dança e música, ao vivo.
As coreografias são acompanhadas de textos e intervenções audiovisuais, para que a plateia seja envolvida no ritmo forte do espetáculo flamenco e também possa aprofundar seu conhecimento cultural. Os bailaores (bailarinos) se apresentarão com os acessórios tradicionais da dança flamenca, como as castanholas, xales, leques e bata de cola (saia com cauda longa).
“Ao construir esse espetáculo nossa proposta é manter vivas as tradições culturais da dança flamenca e difundir essa arte tão especial, que é uma manifestação das comunidades do sul da Espanha, suas alegrias e sofrimentos, festas e momentos de descontração”, explica a diretora do espetáculo, Carol Robatini, que até os dez anos de idade, viveu no circo e, em 2012, fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto.
“A Compá del Tiempo” foi idealizado em 2018, a partir da necessidade de popularizar a arte flamenca em Ribeirão Preto e região. A Casa Aura Flamenca, tem como missão apresentar o flamenco como mais uma opção de arte, expressão e entretenimento.
A proposta artística de “A Compá del Tiempo” vem acompanhada do conceito da universalidade e de que todas as pessoas têm direito a ter acesso à arte. Por isso, o elenco é composto por artistas de diferentes origens, etnias, corpos, idades e pessoas LGBTQIAP+. Em relação à acessibilidade, as intervenções audiovisuais curtas, que acontecem durante o espetáculo, serão legendadas e terão tradução em Libras.
O espetáculo conta com o apoio do ProAC e do governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Bailaores: Carol Robatini, Sara Lima, Duda Moreira e Jonas Ruedas
Músicos: Gustavo Rosa (direção musical e percussão), Allan Harbas (guitarra flamenca), Santy Torres (cante flamenco), Priscila Cubero (canto árabe), Ferndana Onofre (canto sefardí)
Direção geral – Carol Robatini
Luz – Michel Mika Masson
Som – Mário Porto
Oficina gratuita de vivência flamenca
O objetivo desta ação é permitir que pessoas diversas e todos os tipos de corpos tenham a oportunidade de vivenciar e experimentar a arte e o ritmo flamencos, através de ferramentas voltadas ao bem-estar do corpo e da mente.
Público-alvo: encoraja-se, principalmente, a participação de pessoas idosas, não-brancas, LGBTQIAP+ e/ou com mobilidade reduzida. Além destas, qualquer pessoa com interesse em arte e cultura será bem-vinda.
A duração da oficina será de 1 hora e meia. Não é necessário se inscrever previamente. A ação será realizada na sala da Secretaria da Cultura, no dia do espetáculo, das 11h às 12h30.
Casa Aura Flamenca – Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras.
A Casa Aura está localizada na rua João Penteado, 677 – Ribeirão Preto e foi fundada pela bailarina e coreógrafa Carol Robatini, que viveu no circo até os dez anos de idade e, há 20 anos, se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.
Serviço
Espetáculo “A Compá del Tiempo” (Casa Aura Flamenca)
Data: 22 de setembro (domingo)
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand (Rua São Sebastião, 324)
Importante! Espetáculo gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. A troca dos alimentos pelos ingressos será realizada na bilheteria do teatro, das 17h30 às 19h.
As doações serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.
Classificação etária é livre.
Assessoria de Imprensa
Letícia Tozetti (16) 98145-2821
Lisiane Marques (16) 99762-4010
Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Ivo Frutuoso Freire, com 50 anos de idade…
Validade é de 90 dias, podendo ser prorrogada caso não se alcance os efeitos desejados…
A Feira Livre Fepasa todas quartas-feiras e domingos.
Quatro vereadores foram reeleitos, dois retornam ao Poder Legislativo e cinco estreiam nesta Legislatura. Os…
Em dois anos, gestão paulista investiu R$ 434 milhões em despoluição e desassoreamento por meio…