Notícias

Estudo revela estratégia para matar células de câncer de mama

Segundo pesquisadores, abordagem foi bem-sucedida, matando células cancerígenas e reduzindo o tumor em camundongos e tecidos derivados de humanos

Pesquisadores descobriram como matar células causadoras do câncer de mama ao deixá-las sem nutriente essencial para sua sobrevivência. A descoberta foi publicada no final de agosto na revista científica Nature Metabolism e, segundo estudo, resultou no encolhimento dos tumores em camundongos e em tecidos derivados de pacientes humanos.

As células cancerígenas se alimentam de nutrientes fundamentais para sua sobrevivência e crescimento, como a glutamina, um aminoácido encontrado em alimentos como carne, peixe, ovos, leguminosas e alguns vegetais.

Estudos anteriores mostraram que privar essas células de glutamina ou impedir sua conversão em metabólitos pode interromper o crescimento das células em laboratório. No entanto, ensaios clínicos mais recentes, realizados em pacientes com câncer de mama que receberam um medicamento que interrompeu o fornecimento de glutaminas às células cancerígenas, descobriram que elas são capazes de se adaptar e encontrar uma nova maneira de viver sem o aminoácido.

Pesquisadores do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), localizado em Nova York, nos Estados Unidos, observaram que as células cancerígenas se adaptam à privação de glutamina ao ativar um caminho que gera um metabólito chamado alfa-cetoglutarato, derivado da glutamina. Isso permitiu que elas continuassem produzindo energia e aumentando de tamanho.

“Isso nos fez pensar, poderíamos explorar isso para terapia de câncer?” Michael Lukey, professor assistente do CSHL, relembra, em comunicado à imprensa. “Poderíamos mirar o metabolismo da glutamina? Sabemos que as células se adaptam a isso. Então, poderíamos mirar simultaneamente sua resposta adaptativa inibindo a via?”

Foi, então, o que os pesquisadores fizeram. Ao invés de focar em interromper o fornecimento de glutamina às células, eles focaram em inibir as vias metabólicas que as ajudam a se adaptar à falta do aminoácido. Segundo o estudo, a abordagem foi bem-sucedida, matando células de câncer de mama em placas de laboratório, que continham tecidos derivados de pacientes humanos, e em camundongos.

De acordo com os pesquisadores, os tumores pararam de crescer e, até mesmo, encolheram a partir da nova abordagem. Os animais permaneceram saudáveis.

Agora, os inibidores de ambas as vias metabólicas — tanto da glutamina, quanto do processo de adaptação das células — estão sendo analisadas em estudos adicionais. Lukey observa que essas vias podem ser especialmente importantes para a metástase do câncer de mama para diferentes tecidos, incluindo alguns que são muito difíceis de tratar.

“Metástases cerebrais em particular não têm nenhuma terapia eficaz”, explica Lukey. O pesquisador espera que a terapia combinada desenvolvida em seu laboratório possa, em última análise, melhorar a eficácia dos inibidores do metabolismo de glutamina na clínica. Isso pode significar novos tratamentos eficazes que visem os vícios metabólicos do câncer.

Fonte CNN

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Faleceu dia 16/04/2025 – Sra. Geni Viestel Zanelatto

Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Geni Viestel Zanelatto, aos 92 anos, na cidade…

2 horas ago

Vestibular da Fatec de Porto Ferreira para o 2º semestre de 2025 está com inscrições abertas

Cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Logística, com 25…

15 horas ago

Faleceu dia 15/04/2025 – Sr. Antonio Luiz da Silva

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Antonio Luiz da Silva, aos 88 anos, na…

16 horas ago

Prisão em flagrante por Furto

*Porto Ferreira* 15/04/2025Rua Comendador Agostinho Prada Policiais Militares da cidade de Porto Ferreira, durante patrulhamento…

20 horas ago

Sua casa pronta para o frio: 7 dicas da Porto Serviço para o outono e o inverno

O uso de aquecedores e chuveiros se intensifica nessa época. Saiba como evitar imprevistos Com…

1 dia ago

Presidente assina decreto que lista condições para estados renegociarem dívidas pelo Propag

Presidente Lula ao lado do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do senador Rodrigo Pacheco:…

1 dia ago