Notícias

Feijão Letrado doa livros, leva oficina de brinquedos e ‘contação’ de histórias em Porto Ferreira

Projeto já percorreu a Capital e diversas cidades do Interior São Paulo

O Projeto Feijão Letrado, que começou com distribuição de livros infantis em cestas básicas entregues a famílias carentes durante a pandemia, continua levando obras literárias para crianças em escolas públicas e instituições por diversas cidades do Estado de São Paulo. O projeto já percorreu a Capital, a Grande São Paulo, a região de Campinas e outras cidades do Interior. No próximo dia 27 de junho a entrega será em Porto Ferreira.

Os livros serão entregues a partir das 9h30 para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Espaço Amigo (Rua Francisco Prado, nº 231 – Centro). Além dos livros, será realizada uma oficina de brinquedos recicláveis e “contação” de histórias para as crianças.

Criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas, o projeto conta com patrocínio da Margirius, que financia a distribuição dos livros e apresentações, e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Porto Ferreira

A ideia surgiu com a finalidade de incentivar a leitura durante o período de isolamento social, pois as crianças estavam afastadas na época do ambiente escolar. Depois disso, os produtores decidiram continuar estimulando a leitura e pensaram em uma ação com maior impacto, voltada desta vez para beneficiar instituições beneficentes, escolas e centros culturais que trabalham com crianças.

A iniciativa foi aprovada para receber benefício via lei de incentivo PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que possibilita a viabilidade de projetos culturais pelo Estado de São Paulo.

Estante/arte

O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência, que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros. O diferencial é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage. A ideia de colocar os exemplares em uma obra de arte foi pensada como uma forma das crianças vivenciarem uma experiência ímpar de acesso às obras.

Com isso e com as atividades previstas a serem realizadas durante as doações e junto às crianças das instituições, o projeto espera garantir maior engajamento do público infantil em relação à leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.

Serviço

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Espaço Amigo

Rua Francisco Prado, nº 231 – Centro

Horário: 9h30

Data: 27/06/2023

Patrocínio Margirius

Fonte Marcelo Andreotti

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas

Iniciativa valoriza e incentiva empreendedorismo feminino no Brasil O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025…

2 horas ago

Dia da Indústria Têxtil: Setor têxtil gera 1,3 milhão de empregos e movimenta R$ 203,9 bilhões no Brasil

Com previsão de crescer 1,2% em 2025, o setor fortalece a economia com geração de…

4 horas ago

Selo Cidade Verde do Mundo: Estado de SP lidera com 13 das 34 cidades reconhecidas pela ONU

Todos os municípios paulistas reconhecidos integram programas estaduais de fomento ao desenvolvimento ambiental; Cubatão, que…

4 horas ago

UniversalizaSP recebe adesão de 16 cidades da região Central do estado de São Paulo

O programa UniversalizaSP recebeu a adesão de 16 prefeituras da região Central do estado de…

4 horas ago

GCM apreende entorpecentes no bairro Porto Belo

Na tarde desta quinta-feira (17), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro quando avistaram 02 homens…

6 horas ago

Entenda o que é diabetes tipo 5, nova forma de classificação da doença

Federação Internacional de Diabetes reconheceu a condição, associada à desnutrição e mais comum em homens…

12 horas ago