Em evento, a Federação irá destacar a necessidade de políticas públicas para ampliar o acesso no SUS aos testes genéticos para avaliação de mutações patogênicas nos genes BRCA1 e BRCA2
Entre os dias 17 e 19 de setembro, a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – participará de dois painéis relevantes do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá no WTC Events Center, em São Paulo. Na quinta-feira, 19, às 11h, a Federação apresentará, junto de médicos, especialistas e pacientes oncológicos, o painel “Testagem Genética e Cânceres Femininos: Caminhos para uma Política Pública de Acesso no SUS”. Nele será discutido o papel crucial da testagem genética na identificação da predisposição ao câncer de mama e ovário, e como essas informações podem levar à implementação de estratégias preventivas personalizadas.
De acordo com Maira Caleffi, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Fundadora da FEMAMA, o painel abordará os aspectos mais relevantes desse debate com especialistas que estão à frente do movimento. “O câncer é uma doença que exige muito, tanto do paciente como do sistema de saúde. A identificação do risco através da testagem genética representa um avanço significativo para as estratégias de prevenção da doença. Com a qualificação da informação através do painel genético de pacientes elegíveis, é possível antecipar cenários e atuar em uma prevenção mais efetiva para todo o núcleo familiar dessa mulher, mas também qualificar a eficiência da gestão de recursos de saúde a longo prazo.”
Atualmente, a testagem – exame que analisa o material genético para identificar variantes patogênicas associadas ao câncer – está sendo gradualmente disponibilizada em alguns estados brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente, o debate sobre uma legislação federal está avançando no Congresso Nacional, com o apoio do Ministério da Saúde. A FEMAMA tem liderado o movimento que busca promover a disponibilização da testagem genética para pacientes com câncer de mama e ovário com alto risco de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e seus familiares no SUS.
No mesmo dia 19, às 9h, a FEMAMA apresentará, em conjunto com a Coalizão Cidades no Controle do Câncer, o painel “A Hora da Virada: O Câncer nas Eleições 2024”, que tem como objetivo dar visibilidade ao movimento da Coalizão, engajando e mobilizando organizações, candidaturas, eleitores, e especialistas em direção à implementação de políticas públicas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado ao câncer nas cidades. Ao final, o painel contará com um momento para adesões e assinaturas de cartas-compromisso de candidatos.
Para mais informações sobre o 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, incluindo programação e inscrições, visite o site aqui.
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina.
Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.
Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e…
A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…
Tulha Bar é um ambiente alegre e descontraído para momentos de lazer. Ideal para se…
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. José Roberto da Silva (Nêgo), aos 67 anos,…
Neste fim de semana, celebramos com muita alegria os 70 anos de vida da querida…
Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…