Categories: Sem Categoria

“FerroVias”: espetáculo de sapateado da Cia. Papapumpá acontece em Porto Ferreira na manhã de domingo

Com elenco de sapateadores de Araraquara, espetáculo está circulando por cidades do interior

O encontro do ferro do sapato com o ferro dos trilhos originou o espetáculo de sapateado “FerroVias”, com a Cia. Papapumpá, de Araraquara. Com exibição marcada para domingo (04/08), no Museu Municipal Professor Flávio da Silva Oliveira (Parque Linear Dorival Braga), às 10h30, o espetáculo está circulando pelo interior do estado priorizando o espaço público em cidades que guardam uma relação cultural potente com suas antigas estações ferroviárias.
O espetáculo se pauta no patrimônio ferroviário da cidade de Araraquara e parte de uma relação afetiva, sensível e imaterial do patrimônio cultural de sua comunidade.
“Uma afetividade compartilhada, de certa forma, com todo o interior de São Paulo pelo papel significativo da ferrovia no processo de expansão econômica e desenvolvimento do território produzindo uma identidade comum, com valores culturais próprios e significativos”, comenta a artista idealizadora do projeto Dani Perez.
“‘FerroVias’ é uma celebração a esta cultura ferroviária tão marcante em nossas vidas e que, na contemporaneidade, volta a ser tema de políticas públicas que voltaram a refletir a importância da mobilidade e da sustentabilidade dos meios de transporte, logística e locomoção”, explica Weber Fonseca, produtor do espetáculo.
Dani Perez completa dizendo que, poeticamente, o espetáculo busca sensibilizar o público sobre os fluxos da vida entre chegadas e partidas. A Cia. Papapumpá investiga o sapateado como elemento percussivo em sua natureza primária. “Na Papapumpá, o sapateado é sincopado por meio dos pés, mãos e todo o corpo, dialogando com o ritmo atávico da humanidade”, pontua Dani. “FerroVias” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Proac, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart, Renata Crespi Ballet, Açaizeiro, Vídeo In Foco Filmes e Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira.
Independência do palco convencional – Dani Perez, que também assina a coreografia – explora cada vez mais o uso de elementos percussivos em seu trabalho, possibilitando uma “independência” do acontecimento artístico em relação à estrutura do palco convencional. Recorrentemente, a companhia excursiona para fora do teatro tendo a rua como suporte para suas performances. “O espaço cênico é a rua, o cenário o próprio aparelho urbano e a arquitetura das praças. E neste espetáculo, antigas estações ferroviárias”, observa a coreógrafa.
Muitos são os elementos utilizados pela companhia como “palco”: trilhos de trem, caixas e placas de madeira, pedras, instrumentos musicais e o próprio corpo, além da palavra falada e cantada. Assim, as apresentações são dinâmicas em praças públicas/estações de trem utilizando-se de diferentes suportes e ainda contando com a participação percussiva da plateia em determinados momentos, num modelo de
oficina coletiva.
“Este é um projeto de ocupação do espaço público, reapresentando para a população a ocupação da cidade, vivenciando a praça pública como espaço de ‘re-união’”, acrescenta Weber.
“A gente vai contando essa história e dançando por todo o espaço. É um espetáculo itinerante. Então, você pode trazer uma cadeirinha de praia ou um banquinho e ir se acomodando para assistir nosso FerroVias!”, comenta Dani.
Espetáculo “FerroVias” é uma expansão da coreografia “Trem” (2013), realizado pela própria
companhia que integrava o repertório do espetáculo “Brasileiríssimo”. A direção criativa para o cenário é baseada em “trilhos de ferro” como suporte para a execução sonora do sapateado. Malas de viagem – entre outros elementos cênicos – são produzidas em madeira funcionando como bases percussivas para a execução coreográfica. A trilha sonora original – composta por Fernando Galeane – traz referências de
variados sons ligados ao universo ferroviário como apito, o escape da fumaça, freios, a engrenagem e lementos onomatopeicos. O objetivo é compor uma paisagem sonora, tendo como inspiração a música popular brasileira a fim de se compor uma base para a execução sonora do sapateado.
O espetáculo conta com os bailarinos: Daniela Perez, Giovane Marques, Lídia Duarte, Nara Féres e hauana Souza.
Equipe “FerroVias”
Concepção: Dani Perez
Argumento: Kleber Fonseca
Elenco: Dani Perez, Giovane Marques, Lídia Duarte, Nara Féres e Thauana Souza
Coreógrafa: Dani Perez
Coreógrafas Assistentes: Nara Féres e Thauana Souza
Produtor Musical: Fernando Galeane
Identidade Visual: Marina Amaral
Figurino: Djanira Perez
Consultoria em Libras: Daniela Klemp
Comunicação: Tadeu Queiroz
Gestão de Mídia: Beatriz Mancini
Vídeo: Matheus Silva
Produtor: Weber Fonseca
Produtor Assistente: Giovane Marques.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Vestibular da Fatec de Porto Ferreira para o 2º semestre de 2025 está com inscrições abertas

Cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Desenvolvimento de Software Multiplataforma e Logística, com 25…

3 horas ago

Faleceu dia 15/04/2025 – Sr. Antonio Luiz da Silva

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Antonio Luiz da Silva, aos 88 anos, na…

4 horas ago

Prisão em flagrante por Furto

*Porto Ferreira* 15/04/2025Rua Comendador Agostinho Prada Policiais Militares da cidade de Porto Ferreira, durante patrulhamento…

9 horas ago

Sua casa pronta para o frio: 7 dicas da Porto Serviço para o outono e o inverno

O uso de aquecedores e chuveiros se intensifica nessa época. Saiba como evitar imprevistos Com…

14 horas ago

Presidente assina decreto que lista condições para estados renegociarem dívidas pelo Propag

Presidente Lula ao lado do ministro Rui Costa (Casa Civil) e do senador Rodrigo Pacheco:…

14 horas ago

Sefaz-SP transfere mais de R$ 489 milhões em ICMS aos municípios paulistas

Segundo repasse de abril cai na conta das prefeituras nesta terça-feira (15) A Secretaria da…

14 horas ago