Frio: veja dicas para deixar o corpo e os ambientes mais aquecidos
21/04/2023
0 ComentáriosProfessor de física Euclydes Marega Júnior dá orientações e alerta para o risco de equipamentos como ferro de passar e secador e cuidados com aquecedor.
Com a queda das temperaturas começando em São Carlos (SP) e região, a EPTV, afiliada da TV Globo, ouviu o professor de física Euclydes Marega Júnior para dar dicas de como se aquecer mais na rua e em casa e também como evitar acidentes com equipamentos. (veja abaixo a lista de orientações).
Nesta quinta-feira (20), São Carlos teve a menor temperatura do ano: 11.6º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Roupas: A roupa que está por cima precisa ser a ‘corta vento’ e por baixo uma mais quente para o calor não escapar. “Você vai ter uma sensação térmica mais agradável. Fazer várias camadas e a última é a que não deixa o vento entrar”.
- Touca, luva e cachecol: Qualquer camada que você coloca no seu corpo mantém o calor retido. Para sair de casa, caso necessário, é possível usar touca, luva e cachecol. “O principal é manter o corpo aquecido durante a noite e a madrugada. A parte mais fria é a madrugada, por volta de 5h, 6h”.
- Cobertor: Tem que ver como fica mais agradável para a pessoa. “Quanto mais camadas mais o calor vai ficar retido”.
VEJA DICAS PARA O AMBIENTE:
Vidro da janela fica fechado para sol bater e reter calor no quarto — Foto: Reprodução/EPTV
- Cama: pode ser colocada do lado da parede onde bate mais sol durante a tarde. O tijolo fica mais quente e traz o calor para o quarto.
- Vidro da janela: Deixar o vidro da janela fechado, exposto ao sol. A radiação entra, mas o calor não sai ou demora mais para sair. “Mantém o ambiente mais quente. É como se você tivesse parado com o carro no sol”.
- Não use ferro de passar roupa e secador para aquecer ambientes: Muitas pessoas usam ferro e secador para aquecer a cama, mas isso pode causar queimaduras e incêndios. “Os equipamentos tem uso específico e a eficiência térmica é muito baixa”.
- Cuidados com o aquecedor: Olhar as informações sobre a potência, tipo de tomada e não cobrir com tecidos. “Se ligar na tomada errada pode ter curto circuito, não pode cobrir e só compre aquecedores certificados pelo Inmetro”.
- Evite gambiarra em tomadas de aquecedor: a potência determina qual tomada deve ser usada. Somente um profissional especializado sabe qual a específica.
Fonte G1 e EPTV
Deixe um comentário
Cancelar resposta?