Inaugurado o Centro de Diagnóstico por Imagem Bruna Gusman Luz Marques

Inaugurado o Centro de Diagnóstico por Imagem Bruna Gusman Luz Marques

Equipamento da Secretaria de Saúde inicia atendimento com exames de raio-x e ultrassonografia.

O prefeito Rômulo Rippa inaugurou na manhã de terça-feira (14/02) o novo Centro de Diagnóstico por Imagem Bruna Gusman Luz Marques. O equipamento da Secretaria de Saúde funciona ao lado do Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Na região do Cefer (Centro Empresarial Ferreirense), e inicialmente prestará atendimento nos serviços de raio-x e ultrassonografia.

A cerimônia contou também com a participação do vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, da secretária de Saúde, Vera Lúcia Visolli, dos vereadores Sérgio Rodrigo de Oliveira (presidente da Câmara), Renato Rosa, Rodrigo Louzada, Priscila Franco de Oliveira e João Lázaro Batista, além de familiares e amigos da homenageada, outros secretários municipais e servidores.

O CDI ocupa parte do prédio que foi construído para servir a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Que não chegou a entrar em funcionamento devido aos altos custos que acarretaria. Quando assumiu a Prefeitura em 2017, Rômulo Rippa e a secretária Vera Visolli iniciaram os processos junto ao Governo Federal para que este autorizasse outra destinação ao edifício.

Assim, em 2020, a Secretaria de Saúde pôde instalar ali, primeiramente, o Caps, que hoje atende a mais de 500 pessoas por dia. Já para implantar o CDI a administração municipal encontrou dificuldades na contratação de uma empresa especializada para gestão do serviço, o que só ocorreu no final do ano passado.

Depois de mais de 10 anos, a Prefeitura também pôde, finalmente, instalar um aparelho de raio-x que havia sido adquirido. E por não possuir local adequado, ficou embalado todo esse tempo à espera de um novo centro de imagens.

Em seu discurso, o prefeito disse que os exames prestados inicialmente serão os de raio-x e ultrassonografia. Mas que no futuro pretende ampliar para outros, como tomografia. A realização de exames no município deve trazer economia aos cofres públicos, uma vez que não serão mais necessárias viagens para levar pacientes a outros centros.

Também nos discursos proferidos pela secretária Vera Visolli, pelo presidente Sérgio Rodrigo de Oliveira e prefeito Rômulo Rippa, todos lembraram e prestaram homenagens à médica Dra. Bruna Gusman Luz Marques.

Homenagem

Bruna Gusman Luz Marques era filha de Orgesse Pereira da Luz e Carmen Gusman Luz. Cresceu e passou sua infância e adolescência em Porto Ferreira, onde criou vínculos fortes e eternos. Sempre carinhosa e muito dedicada, estudou Medicina em Divinópolis (MG), realizando sua tão sonhada graduação pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Casou-se com Renan Francisco Marques e completou ainda sua pós-graduação em Saúde da Família.  Era residente em Pediatria na Santa Casa de Limeira (SP).

Cristã, dona de uma religiosidade autêntica, fazia questão de ter sua fé presente no seu dia a dia como médica. Se dedicava com afinco e amor à profissão. Um ser humano invejável, tanto por seu caráter ímpar quanto pela devoção aos seus familiares, amigos e pacientes.

Faleceu em 7 de maio de 2017, aos 30 anos de idade, num acidente de automóvel.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa